18 de outubro de 2008

A Dona-de-Casa Bimba


Vá-se lá saber porquê, e o espírito de uma Blondewithaphd é daquelas coisas intrinsecamente insondáveis e, temo, incompreensíveis mesmo para uma Blondewithaphd, apeteceu-me fazer mexilhões neo-zelandeses para o jantar. Mas tinham de ser neo-zelandeses e ponto final. Porque não me apeteceu cozinhar mexilhões pretos e os neo-zelandeses são verdes e ficam muito bem, esteticamente, com uma certa receita do Jamie Oliver com leite de coco e gengibre fresco ralado.


Como é Sábado e a bimba da Blondewithaphd vive no campo, não teve outro remédio senão pegar na viatura e dirigir-se à conglomeração urbana mais próxima em busca dos ditos mexilhões verdes. Eu disse Sábado, correcto? Sim. Só que a bimba da Blondewithaphd, que, diga-se para memória futura, está para as donas-de-casa como a renda de bilros está para a 7ª arte, deve ter-se esquecido do que significa meter-se a dar ares de dona-de-casa ao Sábado. Mas o estado amnésico passou-lhe logo quando se viu grega para aparcar a carrinha no estacionamento do hipermercado.


Já lá dentro, e para complicar, a dita cuja, já com os mexilhões verdes no cabazinho e pronta a zarpar dali para fora, passou pela secção do salmão fumado e ora que vem de lá com um pacote de angulas, anguilas ou que quer que a Língua Portuguesa tenha reservado para a vitualha em questão.

- Hmm, isto até ia bem nuns "huevos revueltos" com uma saladita verde! - pensou a bimba que, como quem não sabe inventa, de vez em quando tem assim umas ideias tresloucadas e pensa que vai criar qualquer coisa nunca antes experimentada no mundo gastronómico.


Azar! É que a bimba para fazer os tais dos "huevos" precisa, exactamente, de... ovos, pois claro. Coisa que, à semelhança de batatas e leite, é rara em casa da bimba.


E agora alguém explica como é que é possível que numa gigantesca superfície comercial dedicada às mercearias e que, pasme-se, até tem mexilhões da Nova Zelândia!, não se vendam ovos em caixas de 1/2 dúzia? A única coisa duvidosa que se assemelhava vagamente a uma caixa de 1/2 dúzia dizia "Super Eggy" com Ómega 3. Mas o que diabo são ovos "super eggy" (free range ainda vá, agora super? e eggy? - haverá ovos não eggy?)? E ómega 3 não é uma coisa dos peixes? O neurónio, que não está para brincadeiras destas, desconfiou daquilo e abalou sem os ovos. Bem lhe bastava a confusão circundante.


Moral da história:
Ponto um: ainda bem que a bimba não se lembrou de querer umas ostras de Ostende!
Ponto dois: a Blondewithaphd admira as verdadeiras donas-de-casa que enfrentam os hipermercados em hora de ponta, que compram ovos às dúzias e que não se importam se os mexilhões vêm em preto ou verde.
Ponto três: a dita acabou por ir jantar fora...

25 comentários:

antonio ganhão disse...

No ponto três a família respirou de alívio.

Enfrentar um supermercado a um Sabado, mesmo sem ser próximo do fim de mês, pode ser uma experiência aterradora...

António de Almeida disse...

-Sábado, supermercado... Não! Mas ás vezes tem de ser, reconheço. Espero ao menos que o resultado final tenha sido excelente.

António de Almeida disse...

Ou seja, que o restaurante tenha servido uma daquelas refeições excelentes.

Anónimo disse...

No terceiro ponto encontou a solução para todos. Os anteriores pontos e família.
Espero que o repasto tenha compesado esforço infrutífero!
Saudações.

antonio ganhão disse...

Ninguém tem muita fé nos cozinhados de uma Blonde...

PRD disse...

A dona de casa não é bimba - é apenas pouco interessada na matéria. Já aqui o dono de casa, uns dias bimbo, outros dias bimby, e ainda alguns dias bambo, acha um programaço ir ao supermercado. Em qq dia da semana. E estudar a diferença entre as ostras de Nice e as de Otranto, se as há... Nem por isso, no entanto, este "cozinheiro de mão cheia" (diz a minha mãe, claro) deixa de acabar a noite, depois de horas dedicado à cozinha, a comer um bife na cervejaria ali da esquina. Há sempre dias em que a operação não corre bem...

Anónimo disse...

Que raio de ideias mais peregrinas ... está certo que os mexilhões neo-zelandeses, por acaso, são maiores e verdes por fora, na casca, embora seja só uma parte da mesma ... mas fica a Senhora Dona de Casa Desesperada informada que os pretos são pretos de sua natureza e não por qualquer factor exógeno ... aliás, basta ir a uma praia apanhar iodo matinal nos pulmões e que tenhha rochas a descoberto para os ver ali pretos agarrados às rochas ...

Depois, não há garantia nenhuma que os tais "greens" da Nova Zelãndia (claramente em contraciclo, posto que a Nova Zelândia é conhecida por ser os "All Blacks" e não os "All Greens") não são criados com os pretos ali nas rias de Vigo a engordarem com aquela poluição toda! Et por cause ...

Quanto aos "huevos", tivesse a menina mais atenta ao que o seu fiel mordomo lhe diz e saberia que se pode comprar meia-dúzia de ovos num supermercado. Desde que o mesmo seja decente, claro está!

Sinceramente, e agora sou eu que estou em contraciclo, as loas dos anteriores comentadores ao epílogo não as entendo. Então ir comer fora é melhor que uma refeição caseira?
E a menina não tem receitas alternativas para os mexilhões? E demais aquisições que faz?

Tsss, tssss!

Realmente, o Sábado à tarde não é a melhor ocasião para ir ao supermercado. Aí concedo, embora também esteja como diz o António de Almeida que "às vezes tem de ser!"

Em jeito de duplo remate final, quem vive no campo pode sempre ter umas galinhas poedeiras, não?

E as ostras comem-se cruas, regadas a limão, com pão de sementes barrado ao leve em manteiga ... como acompanhamento aconselho champagne ou "kir royal" (le champagne au creme de cassis).

Joaquim Alves disse...

Ora bem, se as embalagens dos ovos são daquelas de cartão, ou lá o que é aquilo, basta separá-las pelo meio e já está, meia dúzia de ovos!

Quanto aos mexilhões, prefiro os de conserva com "Salsa de Vieira"!

Bem prefiro, porque nunca comi desses que falas!

Qunato ao supermercado ao Sábado à tarde é coisa evitar a todo o custo, sobretudo na "provincia", onde vivo, porque é sítio de passeio obrigatório para diversas familias!

Carol disse...

Blondie, my dear, mas onde raios é que tu foste às compras?! Havia lá uma indicação de Ovos Só À Dúzia?!

Normalmente, as embalagens de uma dúzia de ovos são cartonadas e, pasme-se, dão para cortar em duas partes. Seis ovitos para cada lado et voilá, problema solucionado!

Mexilhões, dispenso! Eu é mais berbigão, conquilhas, ameijoas...

E tanto trabalho para, chegados ao fim, irem todos ao restaurante?!

Pequito Romero disse...

Ai caramba!

Pequito está emburricado ... então não se vendem seis míseros ovos no supermercado?

Ai, ai ...

Joaninha disse...

Loira, loira...


Supermercados ao sabado? És doida? nem que me paguem! :)

Quanto à conversa dos ovos estou com a Carol, olha que as caixas normalmente dão para dividir, se bem que tb há daquelas inteiras...deves ter tido azar é o que é.
TAl como tu, raramente compro ovos, por isso não sei se as coisas não mudaram nos entretantos :)

Receitas do Jamie tem sempre um aspecto delicioso...

Beijos e bons cozinhados :)

Anónimo disse...

Vivr n campo e ir a supermercados ao sábado? Oh God, make me crazy, but not yet!

Abobrinha disse...

Blonde

Adorei! Fico aliviada por não teres cedido à tentação de arranjar uma Bimby (e consequentemente de encurtar caminho para o coração de um homem).

Já achei o Jamie giro, mas a dada altura começou-me a cansar. Enerva-me aquela energia toda à volta de uma coisa tão pouco excitante como a comida. Não estou convencida de que ele não tome uns speeds (ou pelo menos um bocado de café a mais). E toda essa onda de cozinha glamorosa... não me convence! Chefes de cozinha são anafados e estafados por estarem a trabalhar enquanto os outros estão a comer! É essa a ordem natural do mundo!

Blondewithaphd disse...

Implume,
Obrigadinha, homem!! É sempre bom saber que tenho futuro na restauração;)

Blondewithaphd disse...

Antonio,
Apesar de tudo, os meus mexilhões teriam sido melhores... (I think...)

Blondewithaphd disse...

André,
Welcome! Pois... o restaurante agradeceu a visita:)

Blondewithaphd disse...

PRD,
Por aqui os dias em que a operação não corre bem são... digamos... muitos dias... (Bimba sim, abaixo a bimby que a malta não gosta de concorrência!)

Blondewithaphd disse...

Ó Ferreira,
Se eu com o cão já não me entendo, achas que me ia entender com galinhas poedeiras? E receitas alternativas? Ó amiguito, livros de cozinha é coisa que aqui não falta, vontade de abri-los é que... pois...

Blondewithaphd disse...

Lusitano,
Eu cá não sei se a malta andava a passeio ou não, mas lá que andava andava!!! Era com cada engarrafamento nos corredores! De facto, não foi nada boa ideia.

Blondewithaphd disse...

Carol dear,
Eu bem sei que o people é louro e distraído, mas ou só havia ovos à dúzia ou então alguém vai ter de colocar instruções como é que se divide o cartão dos ovos. E de preferêcia instruções muito user friendly, please!

Blondewithaphd disse...

Pequito,
Hombre por Dios! No me vengas con bromas.

Blondewithaphd disse...

Jo,
Doida talvez não, inconsciente e perfeitamente a leste das contingências do quotidiano doméstico talvez.
Jamie Oliver?! He rocks! Tenhos os livros todos!

Blondewithaphd disse...

Carlos,
Parece, então, que neste caso God has made me crazy already:)

Blondewithaphd disse...

Abobrinha,
O mundo dos chefes não se resume ao Jamie. Gosto também da Delia Smith e do Ainsley Harriott (este então é um show!!).
Pois minha linda, cá para estes lados não há cá nada de conquistas dessas! Ou sim ou então nem sopas nem nada!!!

joshua disse...

Caríssima, estavas a precisar de um sabor exótico, nota-te [não faço por menos, pimentas preta, rosa, branca, da Jamaica, caril, alho em pó e mais e mais em cima do que calhar]. Mas espero que da próxima vez te convertas à simplicidade redentora de umas sandes de leitão.