24 de novembro de 2008

Já chove


Here comes the rain again
Falling on my head like a memory
Falling on my head like a new emotion

Eurythmics, "Here Comes the Rain Again"

Tão apropriada a letra...

Chove e eu já tinha saudades da chuva. Tinha saudades do cheiro da terra molhada e da água limpa. Tão "clean" o cheiro da chuva, tão isento, tão transparente. E tão metafórica a chuva. Tão plena de simbolismos. Vivificante e salvífica na sua transparência e, paradoxalmente, tão destruidora na sua torrencialidade opaca.

Penso na duplicidade da chuva e lembro-me das águas do Nilo e do Amazonas, ambos alimentados por chuvas de terras altas, mas um plácido e azul o outro indomável e lodacento. Tenho saudades do Nilo. Amo o Nilo, amo a chuva que alimenta o Nilo. Tenho saudades. Saudades de muitas coisas, cujas lembranças me são despertadas por esta chuva transparente que rega o jardim, que oiço cair lá fora serenamente por entre a escuridão.

E tenho saudades do futuro. De um futuro depois da chuva.

15 comentários:

António de Almeida disse...

Os Eurythmics não foram de forma alguma um dos grupos canastrões da década de 80, a voz de Annie Lennox até se ouvia, mesmo que a milhas da minha diva em termos vocais da época, Liz Frazer. Gosto de chuva desde que não tenha de efectuar algum trabalho exterior ou conduzir longas distâncias-

Anónimo disse...

Caríssima Blonde,
esprestar-te-ia, com todo o gosto, o fósforo iluminador de almas mas não o possuo...
Recorrendo à etiqueta desta publicação temos que viver da melhor forma que pudermos e soubermos: Walking in our shoes.
Dias há que o raio dos sapatos magoam muito!!
Só nos resta sentar e esperar que alarguem um pouco...
O caminho faz-se caminhando.
Como dizia o Guterres:
É a vida!

Um beijo respeitoso e solidário.

Rafeiro Perfumado disse...

Já somos dois. Sou sempre olhado de lado quando digo que adoro a chuva. Não fosse neste momento ter o nariz a pingar e até te dava uma beijoca...

Carol disse...

Eu também gosto da chuva, mas quando não tenho que apanhar com ela! ;) Gosto de a ouvir bater nas vidraças e deixar-se escorregar por elas... Gosto particularmente quando estou acompanhada...

Contacte-nos disse...

Saudades do futuro...belo.

JOY disse...

Olá Blonde,

Adoro a chuva, adoro andar á chuva e ouvir o seu cair compassado, gosto da melancolia que me provoca, gosto de me perder no manto de nevoeiro. tal como tu gosto do cheiro da terra molhada.

Fica bem
Joy

antonio ganhão disse...

As primeiras chuvas vêm carregadas de pó e mancham-me o carro, diluem o óleo acumulado nas estradas e provocam acidentes que me atrasam no regresso a casa, sim adoro as primeiras chuvas! E já agora a Bimbi não é uma panela!

Patrícia Grade disse...

Blondie,

e tu dizes que não és de poesia? A tua prosa tem mais poesia que alguns poemas que tenho lido...

Já agora, vou dar uma resposta ali à Carol... minha querida, sentir a chuva na cara, enquanto se corre, a lama nas pernas depois de uma placagem bem feita, um abraço molhado no meio de uma equipa que acabou de suar e ganhar um ensaio à melhor equipa nacional... as memórias são as melhores que tenho... correr e marcar um ensaio debaixo de chuva torrencial, sim, é lindo e saboroso, acredita!

Peter disse...

É um prazer lê-la, não estou a louvaminhar, digo o que penso. É um belo texto sobre a chuva que me faz senti-la batendo nas vidraças, enquanto estou anafado na semi-obscuridade do quarto, ou a enfrento molhando-me o rosto.

Carol disse...

Deixas-me responder à INDOMÁVEL, deixas?

Eu compreendo isso tudo e deve ser muito bom, mas eu uso óculos e sem eles não vejo um boi à minha frente. Assim sendo, não convém tirar as lunettes e eu odeio ficar com as lentes molhadas...

Joaninha disse...

aha! és poetiza sim senhora!

Toma, toma, estou com a indomavel, depois vem cá com a conversa blá. blá, blá, frases não sei que, tretas!

Fora isso e agora num tom mais matematico. Gosto de chuva se e só se: Não tiver de sair de casa.
Estiver de baixo de uma mantinha
Estiver a fazer romrom.

Mas é verdade que tal como toda a gente adoro o cheirinho da terra molhada. No entando cheira melhor depois da chuva, depois...Durante...Não gosto de me molhar...

beijos

Patrícia Grade disse...

Então para o pessoal que gosta mesmo é de ouvir a chuva bater no vidro lá, vou escrever uma posta lá rato, a contar das maravilhas de levar com bátegas no corpo todo, enquanto se sente o calor duma boa corrida e batalha rugbysta... querem ler? Vão lá pá!

Blondewithaphd disse...

Ó people que andam para aí a dizer dos meus dotes poéticos:
VOCÊS PARAM COM ISSO?:) Olha-m'estes! Anda uma pessoa mais "zen" e logo ouve uma coisa destas! Isto é só melancolia, melancolia, nada de poetiquices, estão a ouvir?

Anónimo disse...

Ó pá, qualquer dia prego uma valente canelada ao raio do "blogger", este instrumento do imperialismo!

Não é que o senhor dito cujo me amarfanhou o comentário que cá tinha deixado?

Isto assim ... vai-se a ver, ainda a "chefe" me puxa as orelhas por eu nada dizer ... ai, a vida ... caneco ... mas prontos!

Olha, azarito ... mas andas "zen"? Então, ainda bem ... estás a temperar o espírito!

Anónimo disse...

Passei e deixo saudções amigas