3 de outubro de 2009

Finalmente... a marmelada!


Depois da provação, a bonança!
Estou muito orgulhosa de mim e dos meus dotes marmeladísticos. Duas bolhas de queimaduras nos dedos, uma panela para o galheiro, o fogão na última miséria, os azulejos em volta do dito totalmente respingados de gotas de calda de marmelada explodente, e eis que fiz marmelada e geleia. Sou uma dona-de-casa feliz! (Feliz, é como quem diz: momentaneamente feliz porque cheira-me que vou ficar com o escalpe a leilão depois de a P. cá vir para as limpezas da semana...)
Obrigada pelas receitas, mas não consegui seguir nenhuma, o que me deixa estupefacta perante o meu talento culinário. Nasce uma verdadeira chef! (gaba-te cesta...)
Então, fiz duas variedades de marmelada: uma com casca de limão e canela, a outra com casca de limão, canela e cravinho. Quanto à geleia, usei a água de cozer os marmelos da marmelada e aí cozi os caroços (esperta, não?). Depois coei por um passador (as vossas receitas diziam para passar por um pano, mas calculo, acertadamente, que eu iria fazer asneira e essa operação dava muuuito trabalho) e juntei canela, açúcar e casca de limão (há que dar uso ao limoeiro aqui do quintal). Ficou tudo delicioso e tudo feito a olho, vejam só!
Aceito convites para publicar em revistas da especialidade e/ou para abrir um consórcio de marmeladas e afins.
Com marmelada blondelizante tenha um dia energizante!
:)

13 comentários:

Unknown disse...

Olá bela cozinheira. Não sei quem é a P. mas pelo texto calculo que irá ter um pequeno fanico quando chegar a tua casa.

mas ainda bem que conseguiste atacar o problema da marmelada dessa forma bem positiva.

E depois de tanto gabar gostaria de a conhecer para vir a provar essa beleza de marmelada (sonhos de um arraçado...)

Djinn disse...

Olha que bom, adoro geleia de marmelo a minha mãe fazia compotas e geleias as minhas favoritas eram de mação e marmelo, sobretudo as geleias :)

Anónimo disse...

Estou lambendo as beiçolas...

Daniel Santos disse...

E pode-se provar?

antonio ganhão disse...

Queres ver uma mulher feliz? Solta-a na cozinha!

Carlota e a Turmalina disse...

Hummmmm....que delícia...qto tempo será que demora para o marmeleiro dar marmelos, héin? Pq para encontrar marmelos por aqui, só plantando :o)
Sabe que o que o antonio, acima, disse é bem verdadeiro. Quando tenho de cozinhar por obrigação acho horrível, mas me solta na cozinha com liberdade e vontade, que eu fico feliz e produzo até, não importando as queimaduras nem a sujeira no fogão...rs...

Pedro disse...

The Body Shop
o que tem isto a ver com marmelada e geleia? é que o negócio começou com umas experiências em casa, género mulher solta na cozinha (ou lá onde fosse!), solta na imaginação e criatividade, e deu num negócio planetário milionário... o Paul Newman também fez as receitas dele, e neste caso o negócio milionário dele foi para injectar fundos na fundação... os dois, Body Shop e Paul Newman, negócios nascidos por vontade e brincadeira de uma pessoa... se escapares viva depois das limpezas da semana, ainda te candidatas a Blonde planetária milionária :)

Eu Mesma! disse...

estou a ver que esses dotes artisticos se recomendam... e bastante :)

Dias as Cores disse...

Querer É Poder!

Fico orgulhosa da doce conquista!

Quint disse...

Bom, aguardo serenamente que dês a provar a alguém e depois, não morrendo esse alguém, solicitarei uma dose de marmelada!

mdsol disse...

Com marmelada da Blonde
Irá até não sei onde...

Marmelada PhD
Sabe o melhor que já vi!

Marmelada só há uma
A da Blonde e mais nenhuma (este é adaptado)

P´ra marmelada e a geleia
A Blonde tem muita veia!

:)))))))))

Gaia Adoa Coelho disse...

Parece deliciosa!

Joaninha disse...

Quero provar! :D

beijos