12 de fevereiro de 2010

Porque ontem foi Mandela Day

Mas eu não tive tempo de vir ao blog.
Sabem o que me espanta? Ter memória de há 20 anos. Deus, que o tempo foge! Lembro-me de há 20 anos! Lembro-me de estar incrédula e miúda à frente da televisão a ver o Homem sair em liberdade. Lembro-me de pensar como iria ser a nova vida no Soweto e se os cães-polícia continuariam a entrar lá em fúria atiçada a homens, mulheres e crianças. Era isso que mais me marcava nas notícias: os cães a entrar no Soweto. Nunca me esquecerei.
Mas também me espanta ontem. O nosso país miudinho. O Presidente do Supremo irritado na televisão. Uma providência cautelar entregue ou não entregue, que nem percebi, num jornal. Uma manifestação minúscula (como o são as manifestações de um povo que nunca se compromete) pela liberdade de expressão. Um Governo escondido e perdido. É isto o nosso país na nossa pequeníssima escala. E lá fora 20 anos de liberdade de um Ser Humano extraordinário que moveu montanhas, forçou um regime, fez a paz e uniu, no possível, um país desavindo internamente.
Quem somos nós? O que somos nós face a isto? ...

10 comentários:

Ältere Leute disse...

Sim, quem somos nós? Será que AQUI, com os protagonistas e "environment" que temos, hoje ou há 20 anos,aquilo teria sido possível ? Se ao menos o belo filme de C.Eastwood que a aí está fosse visto por esta gente (NÓS), e lhe soubesse(mos) tirar a lição!Mas, na voragem dos tempos que correm,a quantas Blondes esse dia deixou (deixaria)marcas?

Eu Mesma! disse...

nós somos mesmo pequeninos...

antonio ganhão disse...

Mandela foi uma das maiores lições de humanidade e saíu dessa África onde parece não exisitr esperanças.

Os cães continuam a entrar em Soweto, mas nada ficou igual...

Joaninha disse...

O Presidente do Supremo estava zangado e a Jornalista estava raivosa, pedindo ao Presidente do supremo explicações, que, se soubesse um pouco mais do que fala, saberia, ele nunca lhe poderia dar!

É pena!

Podiamos ter todos aprendido um bocadinho, mas não ficamos todos na mesma...

Beijos

Dias as Cores disse...

Bem hajam os grandes exemplos e lembremo-nos deles nos momentos em que temos que decidir!
Se assim for continuamos as suas obras!

António de Almeida disse...

Por falar em Mandela, veja o filme "invictus", se é que não o fez já. E desta vez nada a opor à escolha musical.

António de Almeida disse...

Por falar em Mandela, veja o filme "invictus", se é que não o fez já. E desta vez nada a opor à escolha musical.

Anónimo disse...

Somos umbiguistas e convencidos. Como pessoa seríamos um traste, como povo vamo-nos iludindo e pensando que somos europeus. Típico comportamento de novos ricos.

JOY disse...

Olá Blonde,

O músico Peter Gabriel disse que se o mundo tivesse de ter um pai esse pai seria Nelson Mandela, e eu concordo. Temo que quando esta malta acordar seja demasiado tarde.

Fica bem
Joy

Daniel Santos disse...

estamos entretidos com outras coisas e não aprendemos nada.