12 de novembro de 2010

Do São Martinho


Eu nem ligo ao São Martinho e não teria vindo com isto para aqui não fosse a Zana e um aluno meu da República Checa.
Lá na faculdade sabem dos meus ascendentes alemães e, chegando à aula, enquanto não se acalmavam e acordavam para a evidência dura e inclemente das 8.30 da matina, lá lhes perguntei se sabiam que dia era ontem. Ó sim, claro, Dia de São Martinho. Disse-lhes que na Alemanha também existe e que se chama Martinstag e que fazemos Laterne para iluminar o dia (eu fazia-as em copos de iogurte de vidro - os copos, não o iogurte, óbvio, mas eu não sei a ordem disto em Português, óbvio também - com velinhas lá dentro e todos decoradinhos, acho que ainda aí tenho umas quantas no baú das memórias). Aqui come-se castanhas e, disse-me uma aluna ontem que neste dia não é suposto chover. Não sabia. Vai daí um aluno meu da República Checa disse que também têm o Dia de São Martinho e que lá São Martinho vem montado num cavalo branco.
- A white horse?! - I ask.
- Sim, é a primeira neve.
Achei delicioso!

3 comentários:

antonio ganhão disse...

Somos um mundo de afectos...

Unknown disse...

St. Martin's Day, also known as the Feast of St. Martin, Martinstag or Martinmas, the Feast of St Martin of Tours or Martin le Misércordieux, is a time for feasting celebrations. This is the time when autumn wheat seeding is completed. Historically, hiring fairs were held where farm laborers would seek new posts. The feast day, is November 11, the feast day of St. Martin of Tours, who started out as a Roman soldier. He was baptized as an adult and became a monk. It is understood that he was a kind man who led a quiet and simple life. The most famous legend of his life is that he once cut his cloak in half to share with a beggar during a snowstorm, to save the beggar from dying of the cold. That night he dreamed that Jesus was wearing the half-cloak Martin had given away. Martin heard Jesus say to the angels: "Here is Martin, the Roman soldier who is not baptised; he has clothed me.

Unknown disse...

Vale a pena dar uma vista de olhos a:
http://en.wikipedia.org/wiki/St._Martin's_Day

Aqui se descreve muito do referido e aprendi algumas de que não tinha noção.