19 de abril de 2011

"Foul" à Blonde

"Foul" é um prato típico egípcio à base de favas. E favas é o que não me falta (vantagens da vida no campo e da solidariedade de quem me vê uma citadina impenitente). Como já não sabia o que fazer com tanta fava, lembrei-me desta receita que aportuguesei e ablondei. Cá vai:

Ingredientes:
10 colheres de sopa cheias de favas
1 raminho de coentros (salsa no original)
1 colher de sopa de azeite
cominhos a gosto
1 colher de sopa de sumo de limão
sal a gosto (eu dispenso)

Cozer as favas até quase se esmigalharem. Quase no fim da cozedura juntar os coentros a dar gosto. Escorrer as favas depois de cozidas e esmagá-las com um garfo. Juntar o sumo de limão, os cominhos e o sal. Levar a aquecer enquanto se ligam os ingredientes numa frigideira com o azeite. Mexer. Servir. (e com estas a malta até passa por cozinheira de gabarito internacional e sempre se escapa das clássicas favas com entrecosto)
Bom proveito.

4 comentários:

antonio ganhão disse...

Mas isto não é justo! Um dia destes tens de promover um encontro gastronómico com os teus fiéis seguidores... adoro favas.

Daniel Santos disse...

não sou grande apreciador de favas.

Dias as Cores disse...

Também adoro favas! Acho q é uma coisa de gostos extremos, ou se detesta ou se adora! Obrigada pela receita...até deve ficar bem para acompanhar com pão torrado! Tb nem sei o q fazer às tantas q temos! :(

luisa disse...

Gosto muito de favas. Nesta época do ano a horta é pródiga nelas e semanalamente é certo que há um pratinho delas. Mas faço-as com chouriço, à moda algarvia. Esta sugestão parece-me curiosa e talvez me atreva a experimentá-la. :)