2 de outubro de 2011

Casca de queijo recheada com cogumelos à Blonde

Sempre adorei casca de queijo. E sempre achei um desperdício acabar um Azeitão ou um Serra e deitar a casca fora. há uns tempos alguém me disse que recheava as cascas com ovos mexidos e as punha no forno a derreter. Achei a ideia óptima. O problema é que para mim ovos e queijo é demasiada proteína junta e uma bomba de colesterol. Pensei em seguir a dica mas à minha maneira...

Ingredientes:
Casca de um queijo Azeitão ou Serra e respectiva tampa
1 embalagem de cogumelos (quaisquer espécies)
4 dentes de alho
1/4 de uma cebola média
Azeite q. b.
Colorau
Pimenta
Alecrim
Tomilho
Coentros frescos

No azeite, refogar levemente os dentes de alho e o pedacinho de cebola picados. Quando alourar juntar os cogumelos cortados em pequenos cubos e temperar com os temperos: pimenta, colorau, alecrim e tomilho. Deixar os cogumelos cozer e apurar para perderem a água. Quando os cogumelos estiverem prontos, desligar o lume e polvilhá-los com os coentros picadinhos. Depois, com o preparado dos cogumelos, rechear a casca do queijo e fechá-la com a tampa. Levar ao forno até derreter. Servir quente com tostas.
Nota: A casca do queijo convém ser bem limpa com azeite por dentro e por fora.

6 comentários:

Nuno Oliveira disse...

Estava mesmo para colocar um comentário mais longo mas esta bela posta deu-me uma incontrolável vontade de trincar qualquer coisa...
Tem um óptimo aspecto.
E adooooro cogumelos. E queijo...

Já fui!!!

;)

Verânia Aguiar disse...

abriu meu apetite.

Sim tb adoro casac de keijo! :D

Cristina Torrão disse...

Incrível, és uma verdadeira artista da cozinha! Tens de criar um blogue com as tuas receitas, isso ainda dá em livro ;)

Permite-me apenas chamar a atenção para que, se há cascas de queijo inofensivas, outras são tratadas com produtos prejudiciais à saúde, isto é, nem sempre é aconselhável comê-las. O aviso costuma vir na embalagem.

Já agora, digo que a maior parte das cascas dos limões são impróprias para consumo. Cuidado com os cariocas de limão, as limonadas e, mesmo, as raspas de limão para fazer bolos. Só utilizar cascas de limões biológicos, cuja embalagem (ou etiqueta no supermercado) diga que são adequadas para consumo.

Dias as Cores disse...

...e a CHEF explicou e está explicado! ;)

Blondewithaphd disse...

Cristina,

os limões que uso são aqui do meu quintal, mais biológico é impossível:)
E a casca do queijo foi bem limpa com azeite (acho que vou fazer uma nota na receita) e é daquelas enroladinhas com pano que vão endurecendo à medida que o queijo envelhece.
Obrigada pelas chamadas de atenção.

Carlota e a Turmalina disse...

Blonde Gourmet...estou adorando essa fase :o)