11 de janeiro de 2012

E vão duas

Serrote. Tesoura de poda. Coragem. A ver se poupo em jardineiro, que a crise toca a todos, decidi podar as roseiras do jardim. E neste suplício descobri que são oito. Já despachei duas. Se florirem na Primavera saberei se as podei bem ou não. Vou fazer as outras seis em suaves prestações. Abri o pulso direito, espetei-me, piquei-me, emaranhei os cabelos. Não consigo compreender o gosto que muita gente tem em ter a jardinagem como hobby.
E, claro, podar as roseiras é lembrar a Mãe que as plantou e as dispôs como estão no jardim. Desde que Ela morreu já transformei muitas coisas mas nunca toquei nas roseiras. Elas são Ela e são Dela perpetuamente. Hoje ao podar apercebi-me da sua velhice nos caules em troncos grossos como os das videiras. Terão talvez vinte e tal anos e, ainda que eu não queira fazer a soma, Ela já cá não está no meio das roseiras há treze anos. Há treze anos, portanto, que eu mando cuidar das roseiras. Hoje atirei-me a elas. Que dirias Mãe?

7 comentários:

Daniel Santos disse...

realmente, não consigo imaginar-te em cima de uma escada a podar a roseiras.

mfc disse...

Até te vão saber melhor veres as rosas a brotarem daqui por uns tempinhos curtos!
E olha... a tua Mãe está a sorrir imenso.

Cristina Torrão disse...

A jardinagem, normalmente, é considerada um hobby/trabalho:
1 - suave, para senhoras reformadas
2 - saudável, porque se anda ao ar livre

Não é nada disso! É trabalho duro e dá cabo das costas!!!

P.S. De alguém que se vê "obrigada" a tratar de um jardim há 12 anos.

João Afonso Machado disse...

Diria que sim. E incentivava.

Olá Amor disse...

Blonde, mais um passo na tua caminhada para a "libertação"!!! Ainda vamos ler aqui um texto sobre apanhar frutos ou outra coisa, que nasceram dos terrenos que agora decidiste ressuscitar!! Go ahead!! :)

Leonor disse...

Tenho a certeza de que vão florir ainda mais fortes.
Beijo

Dias as Cores disse...

Eu acho que diria para as podares logo imediatamente acima de um rebento...Pelo menos foi o q a minha mãe me disse ontem para eu fazer às minhas...