22 de fevereiro de 2012

Laranja e gengibre cristalizados

Inspirei-me nas receitas da Cristina Nobre Soares (que eu acho fantásticas) e arranjei maneira de aproveitar as cascas das toneladas de laranjas biológicas que os meus vizinhos me dão. Como adoro gengibre cristalizado (não é tão doce dizer candied ginger?) fiz uma Google search e eis o resultado absolutamente delicioso!

Ingredientes para a laranja cristalizada:
Cascas de 3 laranjas
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
Água para fervura

Corta-se as cascas da laranja em tiras e levam-se a ferver três vezes (assim que a água ferve desliga-se o lume e deixa-se na infusão um ou dois minutos antes de deitar a água fora e repetir a operação). Depois, coloca-se num tachinho 1 chávena de açúcar e 1/2 chávena de água. leva-se ao lume e mexe-se até o açúcar derreter na água. Adiciona-se as cascas e deixa-se ferver em lume brando durante aprox. 20 minutos. Retira-se as cascas da calda de açúcar e coloca-se a escorrer numa grelha. Quando escorridas espalham-se num tabuleiro de forno revestido a papel vegetal e leva-se ao forno a secar 15 mins. Retira-se do forno e passa-se por açúcar. (Obrigada Cristina!)

Para o gengibre cristalizado:
1 raiz de gengibre generosa
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
Água para fervura

Descasca-se o gengibre e corta-se em rodelas fininhas. Segue-se o mesmo processo para com as cascas.
Dica: A calda de açúcar e gengibre serve para fazer ginger ale: gasosa, sumo de lima e a calda de açúcar e gengibre.

3 comentários:

Ältere Leute disse...

IH! Estive longe tão pouco tempo ( entre 14 e 18 - mas só hoje vim aqui ! ) e tanta coisa publicada! E as delícias da menina prendada, mein Gott! Agora nem tenho tempo de ler... Chama-me o Português do 8º Ano. Lehrer ist Lehrer auch wenn mit zwei Narben im Bauch!!! Bjs

CNS disse...

:)))
Agora vou eu aproveitar a ideia do gengibre.

mfc disse...

Hummm... e é de chorar por mais!