4 de abril de 2012

At Home: o meu vício por estes dias

At Home: A Short History of Private Life, Bill Bryson.
Trouxe-o da Inglaterra numa destas últimas vezes e tem andado na pilha dos livros a ler. Comecei, eu que ADORO Bill Bryson e que devo ter os livros quase todos (verdade, se não conhecem comecem). Este novo livro é tão viciante mas tão viciante que ando a deitar-me para lá de horas cristãs.
Sabiam, por exemplo, que se começaram a vender mais jornais a partir do momento em que houve luz eléctrica? Faz sentido mas nunca nos lembrámos disso. Sabiam, também, que se inventaram as salas de jantar para não se sujarem as salas de estar a partir do momento em que se inventaram os sofás? É que os tecidos dos sofás são, naturalmente, o diabo para limpar. E porque é que os garfos têm quatro dentes e não três ou cinco?
Ao estilo David Attenborough, Bryson faz o tour da casa por divisões e em cada uma fala das coisas que a compõem e a sua história. Fascinante e, como sempre, só o Bill Bryson para relatar com doses bastantes de humor o mais secante dos temas.
Depois deste At Home, acho que é impossível não olharmos para as nossas casas com outros olhos.

4 comentários:

D.S. disse...

Parece-me interessante, já adicionei ao Goodreads. Quanto aos garfos não faço ideia o porquê de terem 4 dentes... Mas os do Ikea têm 3, o que sempre me mistificou

Anónimo disse...

Já registei na minha lista de compras para as segundas 2ª feiras do mês na Bertrand. Nunca li nada dele e fiquei curioso

mfc disse...

O livro é sempre um óptimo companheiro...
E não sabia essas dicas sobre a sala de jantar!
Beijos,

Leonor disse...

Também o trouxe da última vez que fui a Inglaterra mas ainda não li.