22 de julho de 2013

Em tempos de guerra não se limpam armas




A Mãe tinha sempre um jeito de explicar o presente com uma série de adágios que lá lhe facilitavam as conversas. O "em tempos de guerra não se limpam armas" surgia-lhe em momentos de stress. Ela, que de modo habitual era a epítome da calma, reagia como eu às limpezas profundas: "Tirem-me deste filme!" E, nessas alturas, suspendia todas as suas actividades e dedicava-se em exclusivo àquela que lhe preenchia o pensamento na ânsia da conclusão rápida.
Assim estou eu. Quinze anos depois de Ela partir daqui revejo-me e sinto-me naquelas sapiências. Pus-me com obras em casa, na casa que era Dela, e suspendi a Vida. Não há tempo que não seja para o pó e a tentativa de ordenar o caos. Faço grandes taças de fruta que vou comendo ao longo do dia e ontem ao jantar estrelei os ovos de codorniz que me deram a semana passada. Tinha pensado fazer uma espécie de Eggs Benedict com uma receita que vi na net para ovos de codorniz. Desci à terra e desfi-los na frigideira no que ainda me resta de cozinha antes de voltar a ter cozinha.
A Vida é sublime no prosaico do quotidiano... (mas se me vejo fora das limpezas ainda julgo que é mentira).  

3 comentários:

Ältere Leute disse...

Das Feiern kommt später...

Peter disse...

Desculpa mas o "adágio" que eu conheço é:

"Em tempo de guerra não se engraxam botas"

As armas são desarmadas e limpas diariamente pois do seu bom funcionamento depende a vida do soldado.

Boas férias

Asa Loan disse...

Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com