31 de dezembro de 2013

Balanço 2013

O Manel dorme a sesta enquanto aqui venho. Daqui a pouco agarro nele e sigo para Lisboa entregá-lo à mãe para seguir para a vida que me aguarda noutro local onde mudarei de ano. Pensando nele que dorme a sono solto no segundo andar aqui de casa, é esse o grande balanço do ano que se acaba: a família completa. Em Maio recebemos a Margarida e, por alturas de Junho, o Manel começou a vir temporadas para a casa da Tia; a casa que era dos avós e que um dia será dele e da mana. A minha família ficou completa em 2013 e nada me é, ou foi, mais importante neste ano.
O país foi definhando; não temos políticas nem políticos, a economia soçobra ainda que lhe vejam sinais anémicos de vida, a (des)esperança persegue-nos em fado, a envolvente acinzenta-se e, no geral, 2013 foi aziago e avinagrado. Se eu fosse sózinha na minha vida seria isso que levaria de 2013, um ano destroçado e sem memória futura. Mas este ano tornei-me tia-mãe na plenitude dos afectos pelos meus sobrinhos e no que eu e o Manel nos aproximámos com a sua saída do estado bebé para se tornar numa mini-pessoa que experimenta o verbo pelas primeiras vezes e nos deixa ver o que vai lá por dentro da sua personalidade que desponta.
Levo de 2013 a minha tia-maternidade e a realização máxima de mim enquanto gente que experimentou todas as vertentes em que desmultiplica o Amor. Se morrer hoje ou no ano que se inicia, morrerei depois de ter sabido o que é o amor aos pais, à irmã e aos filhos. Amei homens e amo amigos. Amei Deus e os poderes do Alto. Morrerei sabendo o que é receber todos estes matizes de Amor e sobretudo, morrerei tendo recebido o maior Amor de todos: o que está no coração de uma criança que nos pede abraços e procura o refúgio das nossas pernas quando um Spotty o quer lamber ou um estranho lhe quer falar. A Vida privilegiou-me.
Não posso pedir um melhor 2014. Peço o comezinho, que é mais que muito: saúde, paz, amor na vida.

A todos: Feliz Ano que se inaugura.

1 comentário:

Pedro disse...

o comezinho mais que muito

bem dito

bom ano
ano bom
melhor ano
já é bem bom

Pedro