22 de agosto de 2014

Pão de orégãos e tomate seco

Há seis anos, a Mudança fez-me descobrir a cozinha, não a divisão da casa onde eu ia por obrigação, mas a cozinha coração da Casa, um espaço onde, afinal, eu podia passar tempo de qualidade e descontracção. Aprendi imenso, experimentei muito, falhei bastante e este blog foi testemunha das proezas (que me espantavam mais do que consigo verbalizar) e dos desaires. Depois, quando eu lhe começava a ganhar o hábito vieram novos desafios profissionais e os tachos e panelas retomaram o seu lugar nas prateleiras só de lá saindo para o comezinho do quotidiano, vulgo o que quer que seja de rápido e extra-mega-fácil. Hoje não foi assim. E comecei com este pão de orégãos e tomate seco que me lembrou como é bom ter tempo na cozinha e ma encheu de um aroma Mediterrânico e ensolarado.
Fiz na máquina do pão.
Ingredientes:
300ml de água
50ml de azeite
1 dente de alho muito picadinho
50 grs de farinha de milho
100 grs de farinha integral com cereais
350grs de farinha de trigo
1 bom punhado de orégãos
1/2 saqueta de fermento
100grs de tomate seco cortado em pedaços

No recipiente da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Ao sinal sonoro depois da primeira amassadura acrescentar o tomate seco. Deixar a máquina fazer a sua magia... Ficou tão bom que até me custa crer que fui eu que fiz.

(Não uso sal, mas usando é colocado na ordem indicada pelo fabricante da máquina).

Sem comentários: