10 de outubro de 2016

Dia 4: Acordar em Alpine, Texas

A viagem foi longuíssima. Deixar San Antonio e ir pernoitar a Alpine implica 580Kms de condução a passar pela zona da Base de Del Rio e roçar a fronteira com o México. Por muito boas intenções de rapidez que se tenha não é possível evitar os controlos fronteiriços dentro do Texas que a Border Patrol instala de tantos em tantos quilómetros. Dirá, naquele inescapável sotaque texano, um dos Patrol Officers quando lhe pergunto o porquê de tanta paragem em tanto posto de controlo:
- Welcome to Southern Texas, M'am...
E, se não é a Border Patrol a única autoridade à solta. Bem como nos filmes, salta-me ao caminho a Traffic Patrol. Passei a 65mph numa zona de 35mph.
- I'll let you off with a warning - oiço do Sheriff num alívio imenso de não ter de ir para a esquadra. A viagem seguirá noite dentro até ao destino.
O hotel é um rancho. Está fechado quando chego. Há um envelope colado com fita-cola no vidro da porta da recepção. Tem o meu nome e a instrução de que encontrarei a chave do quarto debaixo do tapete da porta. Depois da viagem, isto parece-me o céu, ou isso ou o ar rarefeito da altitude a dançar-me no cérebro, afinal estou numa terra que se chama Alpine e onde faz um frio que não faz no Texas.
Acordo na manhã fresca e vejo um gato estendido ao sol em cima do toldo da sala do pequeno-almoço. Sim, está frio e vai estar calor. Afinal, estou no Texas. O profundo, o dos cowboys, das caveiras de vacas e das rodas das carroças. Cheguei ao Far West. E por aqui ficarei nos próximos dias: o far, far West. Acordo ansiosa por aquilo que o dia me possa trazer, num dia que irei ao mais a sul que este far West possa ter...

2 comentários:

Dalma disse...

Bom o meu périplo não foi tão ambicioso qt ao ambiente inóspito (bem me bastou para experiência há uns oito anos o Death Valley!) Depois subir pelo New Hampshire e Main até à fronteira com o Canadá não proporciona essas estradas sem horizontes, os Apalaches não deixam! Mas a "Fall" compensou essa falta de horizontes.
Quanto ao que parece logo ali no mapa não o é, esquecemo-nos sempre que as distâncias são em milhas e que uma milha é 1,6km e mais qq coisa.
Cá espero a continuação desses relatos do inusitado, melhor, no que não vem nos guias turísticos ou está no Google!

A.B. disse...

Já pensava que tinha sido raptada, ou que estava a fazer um estudo sobre a América Profunda que vota Trump.