2 de outubro de 2017

Dia 4: Instantâneos de Munique

35ºC. Calor em demasia para esta latitude e calor em demasia na Alemanha sabe a mais insuportável calor do que em Portugal. O calor aqui é uma coisa que pica a pele e fere os olhos. Em compensação, o céu é do mais azul que azul se possa. Venho com ganas de mostrar a "minha" Alemanha ao meu marido, desejando em segredo no coração, que ele se encante por ela. O que há de mal em eu gostar de dois países e sentir-me una e uma apenas se for com ambos? Ao quarto dia nesta viagem, o destino é a grande capital bávara. Quero condensar o máximo de experiências armando-me em guia turística. A primeira paragem, claro, a Rathaus, que muita gente pensa que é uma igreja mas é apenas e tão-somente a Câmara. Chegamos à praça central de Munique, a Marienplatz, à hora em que os bonecos do relógio fazem a sua dança. Está tudo de nariz para cima a ver a dança mecânica e eu olho quem assim olha na terceira pessoa num misto de eu sou local vs eu sou estrangeira.
E, sim, reparo na reacção do meu marido ao espectáculo mais famoso de Munique: também está de queixo virado para cima enquanto me ouve dizer: "Olha, olha que lindo! Já viste?" Acho que não o deixo concentrar-se e insto-o a olhar para todos os lados que os meus olham. Quero que tenha os meus olhos e veja com eles. "Olha, olha a banda! Eu também vestia estes trajes quando era pequena! Olha, olha que lindo! Já viste?"

1 comentário:

Dalma disse...

A 1.ª vez que estive em Munique foi em 1993, com os meus três filhos ainda pequenos e claro, todos fizemos a figura que descreve!
Das outras duas vezes, só os dois, já fomos mais contidos.