26 de janeiro de 2018

Dia 10: Berlin-Gedächtniskirche

De todas as fotos que tirei nesta viagem à Gedächtniskirche, outro dos ícones berlinenses, escolho esta porque olho para ela e vejo um passado entalado entre o presente e o futuro e porque as árvores me podem dizer esperança.
Gedächtnis em alemão significa lembrança. Kirche significa igreja. por isso, literalmente, Gedächtniskirche significa "igreja da lembrança". E lembramos o quê? Originalmente, a igreja foi feita nos finais do século XIX para homenagear, para lembrar, o Imperador Guilherme I (Kaiser Wilhelm I). O neto, o Kaiser Guilherme II, quis homenagear o avô que foi o primeiro imperador alemão (nunca nos esqueçamos que a Alemanha não é um país, é uma aglomerado, uma federação de estados, de povos germânicos que habitavam em ducados, principados, reinos e etcs e que, ao cabo de muitas vontades e esforços, uns a contragosto, outros nem tanto, se uniram no que se chama a Alemanha). Guilherme I era rei da Prússia e depois, com a ajuda do chanceler Otto von Bismarck, que os Portugueses conhecem da Conferência de Berlim e do Mapa Cor-de-Rosa, lá conseguiu unificar aquela variedade monumental de estados e ser proclamado Kaiser (que significa nada mais nada menos do que César), ou seja, imperador (as coisas que aprendem aqui no Blonde!).
Só que, actualmente, a Gedächtniskirche serve uma outra lembrança, a da loucura dos homens, a da Guerra. Berlin foi totalmente arrasada e reduzida a escombros nos bombardeamento da II Guerra Mundial. No processo de reconstrução, a Gedächtniskirche foi deixada por reconstruir e é hoje uma lembrança viva da Guerra numa cidade que vive, todos os dias, a realidade paradoxal da lembrança e do tentar esquecer-se. Não é fácil ser-se berlinense.
Levo o meu marido a conhecer este monumento. Demora-se mais do que esperava que se demorasse. Quer ver, viver esta lembrança. Lê cada legenda das fotografias que ilustram a triste história que aqui se conta. Olho para ele na terceira pessoa e imagino, como ando a imaginar por estes dias, o que lhe vai na cabeça sobre este país e as suas gentes...

1 comentário:

Dalma disse...

É boa ideia deixar-nos estes apontamentos da história da Alemanha, mais que não seja para relembramos algum pouco que aprendemos sobre o seu país.