31 de janeiro de 2018

Dia 10: Potsdam

Potsdam... Outro nome evocativo da história alemã, daqueles nomes relacionados com o tal passado que continua pesadamente a ensombrar o presente. Para o comum dos mortais, Potsdam significa a partição da Alemanha pelas potências vitoriosas do fim da II Guerra. É isso, mas é mais.
Há quem pense que Potsdam foi a capital da Prússia mas não, essa importância foi sempre berlinense. No entanto, Potsdam foi a residência da corte prussiana. É capital do estado de Brandenburg e, no seu conjunto monumental, é património mundial da UNESCO. Potsdam, que fica a uns vinte quilómetros de Berlin, é, na minha lusitana interpretação, uma espécie de Sintra. Não se visita num dia e não é conhecida por um sítio em particular. É um todo.
 Um dos palácios mais emblemáticos é o de Sanssouci, a denominação francesa para "sem preocupações". Era o refúgio do Kaiser, longe do palácio do trono e das suas ocupações "profissionais" e era um local segregado por ser o palácio de diversões com reserva de admissão às senhoras (embora houvesse certas "senhoras" admitidas, se é que me entendem).
Potsdam em dia de sol é uma glória, o local perfeito para dizer auf Wiedersehen (literalmente até nos vermos novamente e, na minha modesta opinião, a melhor palavra para "adeus") a Berlin. A viagem continua e, na próxima etapa, vou levar o meu marido ao local mais feliz da minha infância. Estou feliz que nem posso! Auf Wiedersehen aqui no blog!

2 comentários:

Dalma disse...

Quando fui a Postdam era Dezembro, o dia era de céu limpo e nele brilhava o Palácio, porém todas as magníficas estátuas estavam, literalmente encaixotado para passarem o inverno, tive pena, mas compreendi. No entanto pude sentir a emoção de atravessar a “ponte dos espiõesl” e rever cenas de filmes aí filmados. Penso que foi em 2008 e ainda não tinha blog!

Dalma disse...

Potsdam é o correto!