16 de janeiro de 2018

Dia 8: Minha Berlin-Rabien Konditorei

Para o lanche com a Tante Ruth fomos buscar bolos de frutas e Sachertorte (só o melhor bolo do universo) à Pastelaria Rabien. Entra-se e desfalece-se perante a infinitude de escolha. Uma particularidade dos bolos alemães é que são muito vistosos, muito artísticos. O chocolate e as frutas imperam e, curiosamente, são menos doces do que os bolos de pastelaria portugueses. A minha teoria pessoal, e que, por isso, vale o que vale é que como Portugal tinha um império ultramarino donde importar açúcar a preços moderados, a nossa doçaria evoluiu em direcção ao uso generoso do açúcar e de especiarias como a canela. A Alemanha não tinha nada disso e, assim, os bolos são semi-doces. em compensação, como o leite abunda, não há bolo que não seja acompanhado de umas boas colheradas de natas batidas, Sahne. Com o café é a mesma coisa, dê-se-lhe uma colher de Sahne ou, em alternativa, um bom fio de leite condensado. Lecker! Que é como quem diz: "Delicioso!"
Da Rabien aproveitei também para trazer um pacote de Spitzen Baumkuchen, bolinhos para a árvore de Natal, "Baum" é árvore. São vendidos o ano inteiro, prova da devoção que os alemães têm ao Natal (vão ver o que é Natal em pleno Agosto em posts mais à frente). Só que, estava bem de adivinhar, os bolos não resistiram até ao Natal. Lá chegar a Portugal, chegaram, o resto da intenção é que, bem, foi só intenção... E bem gostosos estavam...

2 comentários:

Dalma disse...

Não é que das três vezes que fui a Berlim, sempre com tempo, nunca encontrei “bolas de Berlin”?! Quem terá dado o nome ás nossas?
Sim, esses bolos em que o doce vem praticamente das frutas, são deliciosos!

Cristina Torrão disse...

Dalma, na Alemanha, há "Berliner" (Berlinenses) parecidos com as nossas bolas de Berlim, só que normalmente com recheio de compota. Deve ser daí que vem o nome. Nem sempre se encontram à venda com fartura, mais no fim do ano e no Carnaval, pois é tradição comê-los nessa altura.
Chamam-se "Berliner" em toda a Alemanha, menos em... Berlim! Aí, têm o nome "Pfannkuchen".

Mesmo que não saiba alemão (ou talvez saiba), pode ver o artigo da Wikipedia, com imagens dos "Berliner":

https://de.wikipedia.org/wiki/Berliner_Pfannkuchen