10 de março de 2018

Bremen: Böttcherstrasse

Böttcherstrasse significa Rua dos Tanoeiros. É um nome de origem medieval mas, na verdade, esta rua icónica de Bremen é uma espécie de rua art déco. Estreita e sinuosa, a Böttcherstrasse lembra o labirinto de Schnoor mas está a vários quarteirões de distância. Com apenas 100 metros em todo o seu comprimento, a Böttcherstrasse é a rua artística de Bremen.
Aqui convivem galerias de arte, pequenos museus e lojas in (dessas de perder a cabeça e pensar na pena que é o porta-bagagens do carro já estar tão cheio e ainda a viagem ir a meio e haver tanta Alemanha pela frente). Os edifícios são todos em tijolo e a rua, tal como é actualmente, é uma criação dos anos 1920 e de um magnata do café (facto curioso, Bremen é a principal cidade da importação de café na Alemanha e, talvez por isso, a minha Mãe adorasse Mocha, uma torrefacção que nunca apanhei em Portugal e que deixa o café com um aroma ligeiro e muito perfumado. Ah... o cheiro de grãos mocha acabados de moer na cozinha com que eu acordava de manhã. Deve ser essa a razão de eu preferir o cheiro a café do que o sabor a café). 
Em cada recanto da curtíssima Böttcherstrasse há algo especial que nos detém o olhar, o pensamento, o passo. Böttcherstrasse é um mundo, uma Betesga num enorme Rossio. Quando vierem à Alemanha lembrem-se de Bremen e verão o quão mais existe além de Berlin e das cidades-chave como Munique, Frankfurt ou Hamburgo. Bremen é a cidade grande com coração inocente e livre. A minha infância mora aqui e, por conseguinte, há um pouco de mim que nunca daqui partiu. Que eu tenha trazido aqui o homem da minha vida só me pode deixar o mais feliz que feliz se possa estar num determinado momento da Vida. Sou feliz nestes instantes em que aqui o trago como sou feliz no tempo feliz que aqui passei.
Bremen, ich liebe Dich...

1 comentário:

Dalma disse...

Estou no lugar onde a Art Deco, fora da Europa tem o seu maior esplendor- South Beach! Pela 3ª vez venho aqui e cada vez me delicio mais andar para cima e para baixo na Ocean Drive e na Collins Av, sem fazer mais nada do que olhar.
Ignorância ou desatenção minha, nunca tinha imaginado a Art Deco em edifício de tijolo vermelho... mas se esta arte se traduz no tipo de decoração porque não o seria em Bremen?