3 de março de 2018

Bremen: quando eu não sabia ler

Quando eu era pequena e ia para casa passando pela Rathausplatz, lembro-me da curiosidade que me suscitavam as letras, as palavras que via na parede atrás da estátua de Roland. Não conheço muitos locais que tenham escritos destes em posição de tanta evidência e com tanto significado local/nacional. Não se trata de propaganda ou de partidarismo ou de religião. É algo diferente mas é algo profundamente alemão, pelas circunstâncias particulares que este país viveu.

Gedenke der Brüder, die das Schicksal unserer Trennung tragen!

"Lembrem-se dos irmãos que carregam o destino da nossa separação" é o que diz esta inscrição. Foi proferida por Wilhelm Kaisen, como eu um Bremanense de coração (era natural de Hamburgo), que foi Senador e Presidente de Bremen. Kaisen foi um dos arquitectos da reconstrução alemã e o que eu admiro é que não se passem esponjas por tragédias e máculas profundas e se deixe uma afirmação poderosíssima destas para que todos a leiam todos os dias das nossas vidas.

1 comentário:

Dalma disse...

Vi, em Londonderry (2016) uma chamada de atenção semelhante que, embora mais efémera, enaltece o dar as mãos entre cristãos e protestantes. No entanto as inscrições na área que foi reduto do IRA não vão no mesmo sentido...