18 de abril de 2018

Würzburg: Chegar à Estrada Romântica

Chegamos a Würzburg já a tarde vai longa. Reentramos, assim, na Baviera, para mim, todo um mundo diferente dentro da Alemanha e bem diferente do Norte de onde estamos a vir. Nota-se distintamente que a língua mudou e é por estas alturas que sou relembrada que o meu Alemão não é este Alemão. Não me preocupo, já lá vai o tempo em que isso me tolhia e me constrangia.
Würzburg fica no topo norte da Estrada Romântica e é considerada o seu ponto de partida. Aliás, o quilómetro 0 da Estrada Romântica encontra-se no sopé da Marienberg, a colina encimada pelo forte, ex-sede dos bispos de Würzburg, que controla a vista sobre a cidade. Banhada pelo rio Main, ou Meno em Português, Würzburg está rodeada por campos de vinhas. Pelos vistos, há uma passagem nos Alpes, muito mais ao Sul, que deixa passar ventos amenos do Mediterrâneo e, por isso, as vinhas crescem bem aqui.
O rio é navegável e é mais outra das auto-estradas pelas quais a Alemanha é tão conhecida. Aproveitamos a tarde para passear ao longo das margens do rio sereno e darmo-nos conta de que vamos, efectivamente, dar início ao nosso périplo pela Estrada Romântica que nos levará até bem ao fim e aos castelos impressionantes dos contos de fadas...

Sem comentários: