10 de agosto de 2010

Novos e grandes amigos




Aqui neste Alentejo raiano/inglês o que me vai salvando deste calor fustigante são os bules de Earl Grey gelado, pelos quais abençoo as circunstâncias inglesas destas minhas férias longe de tudo. Também não vivo sem um providencial mata-vespas (que as moscas não se devem dar com este calor) e um repelente de insectos em busca do qual suportei o calor para ir de propósito a Portalegre desencantá-lo.
Acabei de ver o que me pareceu uma tarântula! Tinha um palmo de diâmetro e era peluda. Espero que não fosse venenosa e, confesso, não vou dormir muito descansada não vá uma prima da bicha achar que a minha rica caminha é muito confortável.
Fiz, entretanto, amizade com duas osguinhas muito simpáticas que partilham comigo estes serões no terraço de lajes quentes. Vejo-as em plena caça de gafanhotos e mariposas que esvoaçam em torno do candeeiro da parede. Acho que só nos filmes do Attenborough eu tinha visto cenas destas. Estou encantada e tiro-lhes montes de fotos (espero, porém, que tenham a decência de não entrar em casa).
No resto, visitas breves a Alegrete e Arronches e sempre de fugida e pela manhã porque, de facto, o calor é de uma substância densa e pesada e eu, não obstante, montes de protector 50+ e chapéu de abas largas não me dou muito bem com este calor de fornalha e rapidamente adquiro um belo tom rosa-fluorescente.

5 comentários:

Pedro disse...

hum, todas as tarântulas são venenosas (não sou eu que o digo, é a wikipedia e outros :) mas o veneno geralmente não afecta em excesso, excepto... "Most tarantulas are not strongly venomous to humans but their bite can be fatal to those with allergic reactions."

portantos, se era mesmo uma das ditas, se não sabes se és alérgica, mais vale não brincar com a bicha :-)

Cristina Torrão disse...

A osguinha é mesmo gira ;)

A propósito da interessante toponímia portuguesa: que dizer de "Alegrete"?

Ältere Leute disse...

Ai é ! Amiguinha das osgas ? Que direi eu ? - às vezes são mais de 30 ( este ano começaram agora a aparecer ! ) e vá de ver os passeantes de pescoço estendido e máquina apontada... De há anos os filhos dizem aos pais, ao serão: "Pai, vamos à "casa das osgas"! E o homem dos electrodomésticos: "Sim, eu sei , é para a "casa das osgas". Há cá em casa quem não se importe de partihar o quarto com elas... por mim, nein danke! E os mosquitos ? Com este calor, uma praga ! Enfim, Alentejos: já nem "este" é fresco, pelo menos à noite, como era costume!Divirta-se com a zoologia!

antonio ganhão disse...

Incompatibilidades suburbanas...

Daniel Santos disse...

umas férias em grande.