31 de janeiro de 2014

Por causa do FMI... vou sonhar com Brac

O FMI continua a insistir que andamos a gastar acima das posses. E o que é que eles têm com isso?
Ando a sonhar acordada com férias na ilha croata de Brac. E, só por causa da embirrância do FMI, vou embirrar continuar a sonhar com Brac até Agosto.
E a modos que a coisa é assim: "Seus idiotas do FMI, vou a Brac, ouviram? Por isso, cortem-me lá mais no salário que mais disposta fico em ir para Brac." Idiotas!

28 de janeiro de 2014

Sobre esta trampa das praxes

Se fosse para irem fazer um retiro de estudo: não iam.
Se fosse para irem obrigatoriamente para a tropa: não queriam.
Se fosse para irem para a guerra: não gostavam.
Como é para mostrarem um poder mesquinho sobre os fracos: já estão dispostos.
E assim se mostra o país: a brutidão inculta sobre os fracos é uma coisa cultural entendida com naturalidade e aceitação. Se calhar é a isto que chamam os "brandos costumes".


Ele há coisas que não entendo...

25 de janeiro de 2014

E logo hoje é que tinha de chover?!

Fiz planos deliciosos que envolviam andar de triciclo no jardim, brincar com o Spotty e ir passear. Ora chapéu! O único fim-de-semana que posso ter com o Manel nos próximos tempos e S. Pedro achou que o que era bom era uma chuvinha para animar a coisa. Protesto!
Montei a tenda do circo na sala e tenho o triciclo na garagem mas não é a mesma coisa. A Tia está muito chateada...

17 de janeiro de 2014

Ser Tia-mãe é...

abrir a carteira e encontrar duas chuchas;
ir às compras e dar-se conta de que tudo o comprou não é para adultos.

14 de janeiro de 2014

Chá de chocolate

Deu-me a Ältere Leute pelo Natal. Nem sabia que existia e é perfeito para dias pardacentos e húmidos de Inverno.
Vielen Dank! Es schmekt lecker!!!!

8 de janeiro de 2014

WTF?!

Chega-se ao Inverno e é certo e sabido que as facturas da electricidade me vão irritar até à medula. Bingo!
Então agora pagamos um "imposto especial sobre consumo"? Imposto especial sobre consumo?! De cada vez que acendo a luz estou a consumir. De cada vez que ligo a torradeira estou a consumir. Bem-feita, quem te manda fazer torradas? E que tal acenderes uma vela? Esta gente droga-se. Agora pagamos imposto ESPECIAL sobre o consumo de electricidade como se isso fosse um bem de luxo.
Será que há um imposto standard? Sim, que este é especial (não sei de que é que seja especial, mas é especial).


A outra coisa que me pasma na factura desgraçada é que o IVA sobre a electricidade é de 23%, lá está é um luxo, um bem de terceira necessidade. Já o IVA sobre a contribuição áudio-visual é de 6%, sim porque ver televisão é uma necessidade absoluta e imprescindível à sobrevivência humana.


Só gostava de saber quem são as mentes iluminadas que se lembram destas parvidades. Espera... eu sei.

5 de janeiro de 2014

Um dia só para mim

Coisa rara. Hoje o dia vai ser só meu. Um dia inteiro só meu. Um dia para o meu apetecimento. Privilégio. Amanhã deixo de ter tempo para sequer vir aqui. Vida...

2 de janeiro de 2014

Mudar de vet em dia de chuva

O Spotty já fez sete anos e eu, que sempre preferi gatos, não me arrependo um dia que seja de o ter adoptado e resgatado ao abandono e à rua. Nunca me arrependi mesmo quando ele escavou trincheiras no jardim, destruiu TODO o sistema de rega, roeu e comeu DOZE candeeiros de relvado, serrou com dentes de cachorro uma palmeira ADULTA até ela cair por terra, fez chichi nos tapetes persas, roeu pernas de cadeira, a mesinha de café e portas. Não me arrependi quando tive de fazer obras no quintal e vedar o jardim. Não me arrependi quando tive de mandar fazer uma grade de protecção para a bagageira da carrinha e, ainda que me irrite bestialmente, não me arrependo das facturas de veterinário que mais parecem facturas de pediatra tal a exorbitância das contas. Este cão custa-me uma fortuna...
Hoje levei-o a um veterinário novo. Chuva torrencial para mal dos meus pecados e só quem tem cães sabe o que é conduzir com um cão na bagageira a cheirar a cão molhado. Para pior mal dos meus pecados, o Spotty odeia trela e continua a chover quando chego à vila onde está o consultório. Claro que, apesar de levar vestido um impermeável amarelo e um chapéu também impermeável, chego à clínica feita um pato molhado com sorte de não ter sido arrastada pelo passeio por um cão desembestado. Telefonei de antemão à clínica para não terem animais na sala de espera e o Spotty poder entrar no consultório mal eu chegasse. Acharam o pedido estranho e devem ter pensado que estavam a falar com uma dona maluca. Pois... perceberam assim que viram o Spotty marcar território no balcão da recepção e nas paredes do hall de entrada na clínica.
Sempre passei as maiores vergonhas com o Spotty em idas ao veterinário e avisei o novo doutor que o bichinho já tinha destruído dois consultórios de dois colegas dele. Olhou para mim de soslaio... Sim, revirou marquesas de pernas para o ar e atirou computadores para o chão depois de se atirar para a pilha dos ficheiros em papel, fez chichi nas calças do outro doutor e subiu para a bancada dos medicamentos.
- Então e doenças. Este camarada já teve alguma? - Lembro que era a primeira consulta do Sr. Dom Spotty com este veterinário.
- Não. - Respondo. - É um animal muito saudável, só os acidentes do costume.
- Acidentes? Que acidentes é que o animal já teve?
- Ah, sabe, o nariz duas vezes em vespeiros e a ida às urgências para injecções anti-choque anafilático; um rebuçado rodenticida e a ida às urgências para tentativa de lavagem estomacal sem sucesso; o enrodilhar-se em tapetes e garrotear a traqueia e a ida às urgências para lhe tirarem os tapetes a bisturi. Sabe, o normal.
Eu devia ter dito era: "Sabe, o normal neste animal". Acho que nunca vi um veterinário com os olhos tão arregalados:
- Então ele com esta idade continua com comportamentos de cachorro... - Diz meio entre o pasmado e o incrédulo.
- Se calhar...
Enfim, mais um dia de veterinário. E não lhe contei nem metade, que digo?, nem um terço dos disparates deste animal adorável que é, ainda que pareça que não, a coisa mais sociável deste mundo e um amor para o meu sobrinho com quem não faz nem um décimo das diabruras que faz com a sua dona Blonde.
Longa vida ao Spotty! Yay!