2 de maio de 2018

Aqui é sempre Natal

Não é só o facto de Rothenburg parecer um postal que faz desta cidadezinha um lugar mágico. Aqui é sempre Natal. Claro que há aqui um empório comercial dedicado ao Natal (cujo nome nem vou dizer) mas é o espírito do Natal à antiga que aqui se vive. Tudo reminiscente dos Natais vitorianos, dos Natais nórdicos e das decorações com brinquedos de madeira. O bom-gosto que impera. É de se perder a cabeça (e, inevitavelmente, resistência à tentação é uma impossibilidade). Caio na deliciosa tentação sem me importar minimamente que isto é um apelo ao consumismo e às compras de impulso. Refreio a consciência e aí vou eu.
Compro abastecimentos natalícios, perdoando-me a indulgência porque as últimas decorações de Natal que comprei comprei-as aqui há mais de vinte e cinco anos. Acho que me posso dar ao desvario momentâneo que me assola. Também compro decorações para dar aos meus sobrinhos, nutrindo a secreta e ardente esperança que, um dia, lhes dêem o mesmo valor sentimental que eu e apesar de saber que isso nunca irá acontecer porque a única coisa que os liga a este país é a Tia e o Avô, o único que lhes restou na orfandade que têm de avós que nunca conheceram ou de que nunca se lembrarão (meus pobres sobrinhos...).
Entro nas lojas e aldeias de Natal desta cidade e toda eu regresso a espaços e tempos de um passado nostálgico: o tempo em que o nosso Natal era alemão e em que éramos família inteira. Quando estive em Rothenburg pela primeira vez, a minha Mãe vivia e pude partilhar com ela as decorações que então, como agora, comprei. Rothenburg tem também essa nostalgia para mim. Porém, tem também uma alegria de presente. Este ano, quando celebrar o Natal, com a família transformada e sobrevivente que tenho, terei decorações novas que são novas recordações. Quando decorar a árvore e a casa com as decorações que levo daqui, vou-me lembrar que estava com o meu marido aqui, a fazer memórias novas. Como posso não gostar de Rothenburg?

1 comentário:

Dalma disse...

Conheço duas cidades em que há lojas como as que descreve. Uma em Montreal (Quebec) e outra em Edimburgo e concordo que são o encanto de qualquer um que tenha tido natais felizes...