1 de setembro de 2008

Back to Life!


E lá se acabaram as férias! (Ó que pena!!!!). Agora é voltar à rotina do acordar cedo e justificar o salário no final do mês, e só de pensar que os dias estão mais curtos e que o Inverno não tarda está aí...

À terceira é de vez, costuma dizer-se, e, parece-me, muito acertadamente. Na minha terceira incursão por terras e ilhas helénicas e, finalmente, descobri a Grécia (já não era sem tempo!!!). De desgosto em desgosto, nem sei como apareceu a força anímica para mais uma viagem à Grécia. Acho que foi mesmo o não querer desistir daquela terra e teimar em encontrar a mística que lhe subjaz. Aleluia, finalmente!

Foi maravilhoso!

Rhodes é uma pérola. Estou contente por não morrer sem lá ter ido. E o mais fascinante para mim não foi andar pela fortaleza de Rhodes ou por Lindos, subir aos fortes dos templários e ver as vistas de cortar a respiração. Não foi descobrir praias de postal ilustrado como em Kolympia ou em Plaka, nem, tão pouco, demorar-me na contemplação da enseada da Anthony Quinn Beach com aquela água esmeralda. Nem mesmo vaguear por entre as ruínas da cidade de Kamiros ou andar à procura do esplendor de Ialyssos, que, afinal, foi encoberto pelos cruzados.

O melhor foi entrar no Vale das Borboletas, imaginar que o David Attenborough já lá tinha estado e que, agora, eu também lá estava. Fiquei horas esquecidas ali a ver os cachos de borboletas, tal como os vejo nas fotografias dos meus livros e tal como aparecem nos documentários. Regressei sem pára-quedas ao tempo feliz em que queria seguir uma carreira como a do Sir David. É sempre ele que lá está nas minhas memórias pré-vida real. Encontrei-me comigo e com os meus sonhos inocentes. Ainda me pergunto o que é que aconteceu àquela criaturinha que queria ser cientista. Acho que ainda por lá anda naquele passado que me visita em momentos inesperados como no Vale das Borboletas.

Sim, Rhodes foi uma experiência maravilhosa!

40 comentários:

Manuel Rocha disse...

Bom regresso. Cheio de dias bons !

Blondewithaphd disse...

Gracias hombre! Para ti também!

Anónimo disse...

Menina, que prazer ... e que saudades!

Joaninha disse...

Loira!

Wellcome back! tinhamos saudades.
Ainda bem que as férias foram boas. Estou a ver que tinhas o mesmo sonho que eu quando eras miuda...
Enfim eu ainda consegui dar um cheirinho, durante 2 meses tive como escritório fardos de palha e o belo por do sol do alentejo, mas não durou e agora, tenho um cubliculo em lisboa com vista para as traseiras de outros predios..

Beijos

Peter disse...

Invejo-te. O ano passado andei por Atenas e pelas ilhas gregas num cruzeiro e fiquei maravilhado e com vontade de ver mais. Este ano fiquei pelo Algarve, os tempos estão maus...

Blondewithaphd disse...

Ó Ferreira Pinto, agora como é que eu te chamo Quinn, hein?! Sim senhora, o people está fora uns dias e quando chega crash, bum, bang!
(E dás autógrafos?!)

Blondewithaphd disse...

Joaninha,
Também tinha saudades tuas!! E também ias de galochas para dentro dos rios em busca de rãs, peixes e cobritas? Eu era o que se chamava a Pipi das Meias Altas versão bióloga doida! E caçavas borboletas e... joaninhas? (desculpa mas era o espírito coleccionista!)
Good to be back!

Blondewithaphd disse...

Peter,
O ano passado fui para Atenas e depois para Creta. Só te digo foi cá uma decepção! Há cinco anos estive em Samos e também fiquei assim a modos que indiferente.
E isso dos tempos maus... man, nem digas nada.

Joaninha disse...

Blonde,

Fazia isso tudo com uma adoração por dissecar tudo. Muitas facas de cozinha a minha mãe deitou fora graças a minha mania de fazer autopsias a cobras e lagartos e passarinhos. Repara autopsias porque era incapaz de matar um bicho (Ok excepção feita a moscas e mosquitos e parentes deste)

Joaninhas eram o único insecto a salvo porque sempre lhes achei muita piada e porque são as minhas manas insecto. Apanhava borboletas e girinos, colecionava girinos dentro das latas de tabaco do meu pai....Olha quando vivia na minha toca na serra. bons tempos :)

Blondewithaphd disse...

Joaninha,
És cá das minhas!!!!!! E disse-te que também coleccionava libélulas? Basicamente tudo o que batesse as asitas e voasse e não tivesse sangue-quente ia parar aos escaparates da minha célebre colecção!!!! Tanto éter gastei a gasear os bichos para os pregar com alfinetes!! Jesus!!!!
Autópsias?! Eu inventava aulas de anatomia e fazia experiências sádicas com as moscas (o que fazem sem asas?; e o que fazem sem patas? e sem patas e sem asas?) e com minhocas então era um fartote!!!

Joaninha disse...

Elá,

Tambem arrancavas asas às moscas? hihihihi, elas saltam se lhes tiras as asas (isto para quem não sabe destas coisas) hihihi.

beijos

antonio ganhão disse...

Dias mais curtos? Óptimo, trabalha-se menos!

Anónimo disse...

You know you can always call me by Quinn or "marreta", or "morcão", or ...
Whatever you want.
But only you!

Anónimo disse...

Is this better?

Anónimo disse...

And know?

Nuno Raimundo disse...

Olá...

o retorno á rotina do dia-a-dia custa sempre. e ainda mais quando nos temos de levantar cedo da caminha... lol

Bjs e boa semana

joshua disse...

Quem for ler esta posta, também viaja e por lá fica, no assombro helénico,
entre extáticas nostalgias, fundos vínculos ao que afinal somos,
e fulgurações de puro sonho, cachos de vida, essas pétalas aladas.
Sê bem-vinda, caríssima e meiguíssima Blonde!

PALAVROSSAVRVS REX

Rita disse...

que saudades do inglês pausado do sir david e do seu assombro permanente com a natueza...:)já fiquei com umas ideias para férias, ai fiquei fiquei!

Anónimo disse...

Bom regresso! Sim, Rhodes é um espectáculo. Fico agora a guardar o espectáculo dos seus posts

Blondewithaphd disse...

Sim Joaninha, tirar as asitas às moscas tem que se lhe diga... hehehe! ;)

Blondewithaphd disse...

Ó António,
Trabalhar menos?! Também quero!

Blondewithaphd disse...

Quinn de Deus,
Agora deu-me para pseudónimos e heterónimos e outros "ónimos"! Ó céus me valham!!!!

Blondewithaphd disse...

Nuno,
Que tal seis da matina?! Bom, não?

Blondewithaphd disse...

Josh Rex,
A falares assim até penso que fui a um sítio numa dimensão paralela! Acho que tenho andado sempre à procura desse fundo etéreo de que fales, mas, sinceramente, nunca o encontrei, talvez um pouco lá no Vale das Petaloudes (as tais das pétalas aladas)!

Blondewithaphd disse...

Welcome Rita!

Sir David... Até sonho e sonhava com ele! E, sim, Rhodes vale a viagem!

Blondewithaphd disse...

Carlos,
Espectáculo dos meus posts?! Bem, o mínimo que posso dizer é que o ego de tanto levitar acabou por se esparramar ali no tecto!:)

Anónimo disse...

Eu sou assim ... às vezes meio etéreo, mas depois assento!
Questões de mera cosmética.
Ou de marketing.

Vejo que Rhodes é mesmo um colosso, quer dizer, até teve um colosso, não foi?
Mas a avaliar pelas reacções aqui obtidas, colosso mesmo é a autora deste escritos.

Blondewithaphd disse...

Pois, meu caro Ferreira-Pinto,
O colosso parece, mas não se sabe, que por lá esteve erigido três anos, coitado foi um tremor de terra que lhe deu!
(Bem, tu hoje despejaste o dicionário dos adjectivos, não? lol)

Tiago R Cardoso disse...

mania que o pessoal tem de vir de férias e falar sobre elas, deixa-me deprimido, mas enfim bom regresso e força.

Blondewithaphd disse...

Ó Tiago,
Mas tu foste o primeiro a fazer o teu diário de férias!!! Eu poupei o people a isso!
O regresso também é bom!

Anónimo disse...

Andei a pensar, coisa que faço ocasionalmente, e fiquei ante uma verdadeira questão metafísica: não é Vossa Senhoria uma cientista?

Pronto, eu concedo que pode não ser na vertente que os sonhos pré-vida apontavam (outras dúvidas que tenho: na fase pré-vida também se sonha? E depois não? E se não quando paramos?), mas lá que me parece que é cientista, ai isso parece!

Quer dizer, eu acho que és ...

Blondewithaphd disse...

Bonito, mudou o nome e deu em metafísico!

Ó Ferreira-Pinto,
sonhar, sonha-se sempre! E já se sabe, quem queria ser cientista como o Sir David, e deu em cientista social (em Portugal!!!) vai uma granda diferença!!!!

Rafeiro Perfumado disse...

Acabaram as férias? Quase que me sinto mal em te dizer que dia 24 começam as minhas. E para onde vou? Exacto, Grécia! :D

PRD disse...

Um dia recebe-se um comentário lá no blog, e acha-se graça à assinatura da loura. Segue-se o link e zás: descobre-se mais um blog que vale a pena ler. Mesmo. Ganhou um freguês, cara Loura withaphd - como não podemos ser todos iguais, eu sou moreno withoutaphd...
Pedro
http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt

joshua disse...

Blonde, eu e o quintino começamos assim. Ele entrava por aqui dentro e metia-se comigo com as palavras e o humor que quisesse e eu fazia exactamente o mesmo no sítio dele. Badameco aqui só cumpre esse registo antigo, brincalhão, amigo. Não percebo a seriedade e a gravidade posta por ti nisto agora.

Não devias atribuir-lhe a seriedade e a gravidade que lhe atribuiste porque me não faz qualquer justiça. And I resent that.

PALAVROSSAVRVS REX

Pequito Romero disse...

Hi there, stranger :)

Blondewithaphd disse...

Rafeiro (I just love the word Mut!),
Lol que ele há cá cada coincidência!!! Mas aviso-te que, no meu caso, pelo menos, só à terceira é que gostei da Grécia, das outras vezes foi decepção atrás de decepção, àparte a gastronomia. Atenas então é de fugir!

Blondewithaphd disse...

Pedro,
A porta está sempre aberta! "With phd"?!, nah, o que importa mesmo é manter o neurónio ocupado! Thanks!

Blondewithaphd disse...

Josh darling,
Já te respondi.

Blondewithaphd disse...

Buenas Pequito de Dios!