18 de abril de 2010

Última hora: evacuação da Mana da Blonde

Lá se foi o Plano B! Fecharam o espaço aéreo espanhol e agora é rezar para a Mana entrar naquele ferry bendito até Bilbao onde a mana Blonde a irá buscar.

Acho que o mundo ainda não se apercebeu da real dimensão do que é ter as frotas aéreas em terra e milhares e milhares de passageiros apeados. A minha irmã tem sorte ter um batalhão de gente aqui a buscar alternativas e comprar tudo o que é bilhete que esteja disponível. No resto, nós, como civilização que se diz avançada, já não sabemos viajar à antiga. Não há alternativas. Descobri que só há comboio de Lisboa para Irún uma vez por dia! A CP não disponibiliza compra de bilhetes internacionais online, a RENFE espanhola já não atende telefonemas, os sites dos aeroportos crasham, as companhias aéreas não têm solução. A única chamada que a British Airways me atendeu apenas disse para a minha irmã nem ir ao aeroporto e que, "we regret to inform but we don't have any alternatives". As únicas informações fidedignas são as da Sky News e da BBC. O Estado Português presumo, com quase 100% de certeza, não tem planos de contigência para repatriamentos massivos. O EuroTunnel excedeu as capacidades, os ferries estão totalmente lotados e sorte tivémos apanhar um para a minha irmã para amanhã e para Bilbao. Não há já como movimentar pessoas num mundo preso à aviação. Só me pergunto o que vai suceder a partir de amanhã com a semana útil a entrar.
E se o vulcão não parar de cuspir cinzas?

8 comentários:

Abobrinha disse...

Cá para mim isto foi o outro que quer o TGV à força toda que pôs o vulcão a cuspir cinza!

Não quero desanimar ninguém, mas ainda estive a ver um dia destes que o vulcão dos capelinhos esteve activo 13 meses...

Fernando Vasconcelos disse...

Chamar o Superhomem :-) ? Fora de brincadeira se acreditamos que o mercado resolve tudo em breve surgirão carreiras terrestres especiais. Nos comboios duvido dado que a exploração dos carris obedece a outras regras, mais sindicais digamos. Mas lá está em situações destas esperamos uma solução do estado. Será que este tem mesmo de o fazer? Eu até acho que sim pelo menos para alguns casos (menores, pessoas com necessidades especiais, ... )mas duvido que a minha opinião seja unânime ou sequer maioritária.

Eu Mesma! disse...

Pior....
e que o segundo vulcao... o big one... explodir tambem...

ai sim... vamos sentir na pele o que é um mundo afectado a tudo o que é moderno....

A.B. disse...

Como diria um amigo meu, isso são problemas de quem tem posses para viajar.

Dias as Cores disse...

Look at the the cloud's bright side: a Mana terá uma nova aventura para contar durante algum tempo!

António de Almeida disse...

O tráfego aéreo deve reabrir amanhã.

antonio ganhão disse...

Temos de reinventar o voo por entre as cinzas ou fazer o TGV.

Joaninha disse...

Pois quando é que ele para é que ninguém sabe..heheh isto é que é uma confusão.

Beijos