"Foul" é um prato típico egípcio à base de favas. E favas é o que não me falta (vantagens da vida no campo e da solidariedade de quem me vê uma citadina impenitente). Como já não sabia o que fazer com tanta fava, lembrei-me desta receita que aportuguesei e ablondei. Cá vai:
Ingredientes:
10 colheres de sopa cheias de favas
1 raminho de coentros (salsa no original)
1 colher de sopa de azeite
cominhos a gosto
1 colher de sopa de sumo de limão
sal a gosto (eu dispenso)
Cozer as favas até quase se esmigalharem. Quase no fim da cozedura juntar os coentros a dar gosto. Escorrer as favas depois de cozidas e esmagá-las com um garfo. Juntar o sumo de limão, os cominhos e o sal. Levar a aquecer enquanto se ligam os ingredientes numa frigideira com o azeite. Mexer. Servir. (e com estas a malta até passa por cozinheira de gabarito internacional e sempre se escapa das clássicas favas com entrecosto)
Bom proveito.
4 comentários:
Mas isto não é justo! Um dia destes tens de promover um encontro gastronómico com os teus fiéis seguidores... adoro favas.
não sou grande apreciador de favas.
Também adoro favas! Acho q é uma coisa de gostos extremos, ou se detesta ou se adora! Obrigada pela receita...até deve ficar bem para acompanhar com pão torrado! Tb nem sei o q fazer às tantas q temos! :(
Gosto muito de favas. Nesta época do ano a horta é pródiga nelas e semanalamente é certo que há um pratinho delas. Mas faço-as com chouriço, à moda algarvia. Esta sugestão parece-me curiosa e talvez me atreva a experimentá-la. :)
Enviar um comentário