6 de outubro de 2011

Trifle de laranja e limão inventado Blonde

Quando provei este trifle fi-lo a medo: da desgraça, da não combinação de sabores, de um passo maior que as pernas em lides ainda incipientes nesta auto-aprendizagem na cozinha. Aconteceu o oposto. E acho até, sem modéstias mas antes na plena perplexidade, que é o melhor trifle que já provei. Poderia ter sentido orgulho, daqueles imensos de consegui!, mas não. Deu-me para a comoção que me quebra os joelhos e não me saiu um consegui! em exclamação. Foi antes um consegui meio tolhido e íntimo, algo como: eu, afinal, tenho isto cá dentro e não sou a lástima que me fizeram pensar anos a fio dentro da prisão em que vivi. Nem sou a lástima que, de tanto ouvir, ser lástima, acreditei ser. Talvez seja, afinal, na cozinha onde mais expurgo os demónios que ainda me espreitam. Por hoje venci-os mas ainda não consigo levantar a voz para dizer consegui!
Quanto ao trifle (se alguém me disser como se diz trifle em português, agradeço) inventei-o de raiz. Nem nunca tinha experimentado fazer um. Inventei, ponto. Acordei com vontade de fazer uma sobremesa, fui ver a despensa e decidi que tinha de comprar madalenas e mascarpone. Tudo o resto estava cá em casa. Cá vai:

Ingredientes:
8 madalenas
1 pacote de natas (200ml)
1 embalagem de mascarpone (250ml)
Sumo e raspa de um limão
4 colheres de sopa de açúcar
1 copo de água
1 frasco de doce de laranja amarga
1 laranja

Comece por preparar um xarope levando a lume brando num tachinho o açúcar dissolvido no copo de água e no sumo de limão. Deixe levantar fervura durante um ou dois minutos e retire do lume. Numa taça misture o doce de laranja com os gomos da laranja partidos em cubinhos. Numa outra taça bata o mascarpone, as natas e a raspa de limão até ficar uma mistura consistente.
Numa taça de trifle (uma taça que tenha a mesma dimensão no fundo e no bordo) disponha uma camada feita com quatro madalenas cortadas ao meio. Regue as madalenas com metade do xarope de limão. Por cima da camada de madalenas disponha metade da mistura do doce de laranja com laranja. E por cima faça outra camada com o preparado de mascarpone. Repita todas as três camadas com o restante de cada preparado terminando na mistura de mascarpone. Bom apetite!

6 comentários:

salto para a lua disse...

tem um aspecto delicioso!

CNS disse...

Este vou ter que experimentar :). A cozinha é lugar fantástico. É um sitio onde as mãos se tornam mais ágeis que nós e se criam coisas que vêem, cheiram, saboreiam e que conta histórias. As nossas ou de quem as come.

Pedro disse...

dá-me
que eu provo
sem provar
que provo
só como
guloso
como quem prova
o bom

se deres
eu como
e provo
que como

Carlota e a Turmalina disse...

Encheu-me a boca d'água!!!!!

George Sand disse...

Parece bom. Gosto de sobremesas de maçã

me disse...

Isto deve ser de babar!!!!!