7 de julho de 2014

Um pequeno passo para o Homem, um quase-nada para os animais

Parece que os maus tratos a animais sempre vão passar de contra-ordenações a crime público. Sim, são boas notícias, tardias, mas que chegam por fim. Agora, não são notícias de alegria.
Como é que se fiscaliza quem abandona animais? Quem fiscaliza o que se passa dentro da casa de donos negligentes? Quem vê o que se passa dos portões privados para dentro? Quem vai acabar com aspectos culturais que têm no centro a supremacia humana face aos animais? Quem obsta à experimentação laboratorial? Quem, como e etcs.?
Sim, os maus tratos a animais vão ser crime público, e daí? Não é isso que vai impedir a continuação dos abusos sobre as espécies "inferiores" à nossa racionalidade. Configurarmos um crime público mais não significa do que reconhecermos a nossa incivilidade e a necessidade do chicote da lei. Mas, enfim, seja como for, sempre é um pequeno passo que é melhor do que nada para o coração de quem acha que a Vida, humana e outra, é o que faz este planeta o tão especial e milagroso que é no infinito cósmico em que habitamos.

1 comentário:

redonda disse...

Já será um pequeno passo e ainda bem.