7 de agosto de 2014

Dia 1: Azul e Verde

As férias da minha infância sempre tiveram azul e verde e eram sempre ao Sul. Desses tempos só felicidade e daí que a Bacia do Mediterrâneo me seja férias em estado puro-nostálgico e feliz. Nunca aqui fui infeliz mesmo quando ia morrendo no Egipto, mesmo quando fui a Rodes e decidi que no regresso me divorciaria. Feliz, sempre.
O Mar Adriático, como o Mar Egeu, é um braço do Mediterrâneo mas se eu já fui vezes incontáveis ao Egeu, o Adriático é uma descoberta nova. Nova mas familiar: o maquis por toda a parte e o cheiro a pinho e a arbustos rasteiros, o som omnipresente das cigarras, turquesa e verde.
Há plantas que eu desconhecia (e que nem nunca vi nos livros do Attenborough) e montanhas de rocha agreste, a pedra de que se fazem todas as casas aqui e que os Romanos levaram por todo o império.
E no meio de tanto verde e azul, até o Rodinhas de serviço diz com o ambiente envolvente:)
Ah, claro, e falar Alemão todos os dias acrescenta uma certa dose extra de nostalgia à coisa.