14 de novembro de 2014

Só tive bonecas louras

Andei ontem a comprar os presentes de Natal para os meus sobrinhos Maggie e Manel e dei comigo cheia de preocupações anti-sexistas, anti-consumistas, anti-papéis de género, anti-brinquedos de violência, anti-tecnologia sem sentido e vi a dificuldade que é comprar brinquedos hoje-em-dia. Foi basicamente uma situação "tirem-me deste filme!"
Até aqui eu ainda não me tinha preocupado com brinquedos porque eles são muito pequeninos e gostam mais de tampas de tupperware e o bom e fiel triciclo e uma tenda do que brinquedos a sério. Só que o Manel já sabe o que é uma festa e já se apercebe do que são presentes e acha piada a dar presentes e a recebê-los. Vai daí a Tia entrou numa loja cheia da parafernália diabólica e impaciente da brinquedagem natalícia.
Ora, se compro uma coisa para o Manel, tenho de comprar uma coisa para a Maggie que, com ano e meio muito desenvolto também se apercebe de tudo e um par de botas. Não lhe vou dar Nenucos, nem tachinhos, nem brinquedinhos parvos que preparam as meninas para ser criadas no mundo dos adultos. Lembrei-me que ela gosta de um livro de fadas e detive-me numas bonecas mimosas com asas de fadas. e eis que me assalta o problema: dou-lhe uma boneca loura ou de cabelo castanho?
A pergunta pode parecer estúpida mas não o é tanto.
Eu e a mãe da Maggie somos louras, a nossa Mãe era loura, a nossa Avó era loura e nós sempre e só tivémos bonecas louras. Era natural. Só que as bonecas louras são estereótipos e a Maggie tem os cabelos do pai dela: castanhos. O que é que eu faço? Dou-lhe uma boneca loura e passo a mensagem de que as louras são bonecas mais bonitas? Dou-lhe uma boneca de cabelos castanhos e aí sou eu que não me identifico com a boneca? Sim, confesso que nunca olhei para bonecas que não fossem louras.
Ali estive feita parva com duas bonecas na mão, perdida e abandonada entre brinquedos idiotas sem saber como me decidia.

Mas acabei por me decidir... Isto vida de Tia não é fácil...

2 comentários:

Unknown disse...

Pensa demasiado a minha Amiga.

Beijos

Olá Amor disse...

E sobre qual recaiu a escolha? ah ah