23 de setembro de 2015

Da sabedoria dos quatro anos

Ou de como Tia Bá mete o pé na argola (valentemente).
Manel, e os seus quatro anos, chega a casa com uma nódoa negra a modos que gigante e este é o diálogo que se seguiu porque a Tia Bá quis saber da ocorrência nos seus detalhes:
- Foi o Rodrigo, Tia. ele anda a portar-se muito mal - resposta inócua e bem completa à pergunta expectável do "quem é que fez isto?"
- E tu, fizeste o quê?
- Fui dizer à Miss Debbie.
- E a miss Debbie fez o quê? - continua a Tia armada em CSI.
- Disse ao Rodrigo time out - Manel respondendo mecanicamente e mais interessado nas bolachas que estava a comer.
- E o Rodrigo foi para o time out? - o nível intelectual da Tia claramente acima da média da própria da Tia.
- Não.
- Não?!
- Não, Tia, e a Miss Debbie disse duas vezes "Rodrigo, time out". Sim, sim - diz quatro anos de gente abanando a cabeça.
- Não foi para o time out?! - Tia um bocado baralhada com a impertinência dos outros quatro anos e a inoperância de uma tal Miss Debbie que a Tia está a pensar que deveria ir conhecer um dia destes.
- Não, Tia - replica Manel já um bocadinho farto do "ainda não percebeste que o Rodrigo se anda a portar mal? Caramba, Tia, eu já expliquei!"
- Então, - começa a boa da Tia pronta a dar um sapiente conselho - para a próxima dás uma achega ao Rodrigo se ele te bater, ok?
- Tia, os amigos não se batem! - Resposta ríspida de quatro anos de gente que deixaram de ter interesse nas bolachas porque têm algo muito importante a dizer a uma Tia que não percebe nada de nada. - Até a canção diz isso! - explica melhor o petiz fitando a Tia nos olhos.
Tia sente o cérebro entaramelar-se ao perceber que meteu bem o pé na argola e tenta safar a situação, dando razão ao dito cujo petiz seu sobrinho:
- Gimme five Manel! Sim senhor, os amigos não se batem.
Manel dá high five à Tia e, de bolacha em punho, vai brincar com carrinhos debaixo da mesa.

Quem disse que quatro anos de gente não nos ensinam umas quantas bem boas? E, claro, Manel e Rodrigo continuam amigos como sempre.

Sem comentários: