16 de setembro de 2016

Dia 3: Go West!

Finalmente saio da civilização do betão. Chega enfim a open road, a estrada sem fim que se perde da vista nos confins de um horizonte que nunca chega. O que eu amo a estrada solitária. Saio da Missão com a alma lavada e entrego-me à estrada que me lava os olhos e me enche a mente com pensamentos de tudo e de nada, pensamentos simples e tão vastos como a estrada.
 A Interstate 90 segue para Oeste, sempre para Oeste, cada vez mais para o Oeste onde me quero ir perder na imensidão texana. Entre San Antonio e Alpine, onde vou dormir, são 600 e tal quilómetros mas o que importa a distância quando se está no Texas e nada é perto de nada. Páro para atestar o depósito num sítio perdido chamado Del Rio. Perguntam-se de onde venho porque o sotaque me denuncia:
- Portugal, in Europe.
Pasmo, pasmada quando me dão os parabéns.
- What for? - pergunto.
Porque Portugal é Campeão Europeu. O meu cérebro só tenta computar como é que no fim do fim do mundo texano alguém sabe que Portugal é campeão de futebol da Europa. Mais à frente haverá uma Border Patrol (coisa comum no sul do Texas) que me faz parar e mostrar o passaporte. Os guardas fronteiriços lêem Portugal e segue-se nova onda de parabéns à conta do campeonato. Quem diria? Pasma continuo.
Mas depois do interlúdio é voltar à estrada e às rectas sem fim, a estrada fácil de seguir no GPS porque não tem nada que saber: é andar, andar e depois virar até ao destino que espera por detrás do sol posto.

3 comentários:

Alexandra Nobre disse...

Os guadar vêem

Dalma disse...

Está tudo bem consigo? Espero que não tenha havido nenhum contratempo. Estou curiosa de saber da sua viagem Texas dentro! Nós já estamos a descer o Maine. A "fall" está deslumbrante!
D.

Dalma disse...

Eu já regressei das minhas férias na New England.... Mesmo por lá tive curiosidade como iam as suas pelo Texas, mas com grande desilusão minha encontrei sempre o Dia 3! Espero que tenha só sido falta de tempo!