13 de março de 2019

Alentejo: minha paixão

Depois do mar, a terra. Talvez mais do que no mar, a alma mora-me na imensidão da terra. Nenhuma raíz, nenhum laço, nenhuma origem me liga ao Alentejo. foi, aliás, uma descoberta tardia na vida, quando mudei de vida e todo um capítulo novo de liberdade se abriu. Vim (re)descobrir-me e (re)encontrar-me aqui nestas planícies serenas de ondulação suave. Ficou-me o amor e é amor, em várias formas, que associo a estas paragens. É o apelo do Sul, das memórias unicamente boas. É encantatório e tornou-se-me uma necessidade. Não consigo quantificar o prazer que me dá de cada vez que aqui torno...

1 comentário:

Dalma disse...

Eu que vivo no Alentejo, não no campo, mas quase no campo, onde ouço os galos cantar e posso afagar a lã das ovelhas da D. Maria José, compreendo esse sentir!
Hoje estamos por um sítio bem diferente: Hollywood Beach logo a norte de North Miami Beach, não num hotel mas num daqueles Motéis em que quase temos os pés na água e onde o movimento da Ocean Drive não se faz sentir! Dificilmente decidiremos a ir à Cidade!
D.