27 de abril de 2019

Doce de Laranja Blonde Style

Uma das coisas típicas aqui no campo é que quando há um produto em estação, temos demais. Época dos citrinos, e força aí de laranjas, tangerinas e clementinas. Vai daí meti na cabeça de fazer um doce com uma mistura de clementinas e laranjas, o que, presentemente, me invade as fruteiras. Como adoro "marmalade" inglesa, aquele doce semi-ácido de laranja esfarrapada em que os ingleses se especializaram para gulodice mundial, procurei receitas para o dito cujo. Desisti. "Marmalade" leva muitas cozeduras e recozeduras das laranjas e tempos sem fim. Depois lembrei-me de uma vez em que a Mãe fez doce de laranja e os boiões explodiram já o doce estava enfrascado e devidamente armazenado e foi uma cena assustadora e parva de doce explodido pelas paredes. Assim sendo, fiz o que faço habitualmente em matérias culinárias. Inventei. Cá vai.
Ingredientes:
- Laranjas e clementinas (peso a olho mas talvez 1kg)
- Açúcar louro (peso a olho mas talvez 700grs)
Preparação:
Cortar os citrinos, depois de bem lavados e com casca, em rodelas muito fininhas. Levar as rodelas de laranjas e clementinas ao lume e deixar cozer até ficarem moles. Acrescentar o açúcar e deixar cozinhar em lume brando até começar a fazer ponto de estrada. Apagar o lume e enfrascar.
Simples e delicioso!

1 comentário:

Dalma disse...

É isso, a mim acontece-me isso... por muito que ofereça muitas ficam ainda, pintalgando o chão sem parecer que faltem nas árvores!
Vou mesmo experimentar a sua receita ( adaptando-a à Bimby) da qual me tornei dependente... por preguiça!