22 de maio de 2019

El Cid

Mais imponente do que a Avenida de Portugal é, e justificadamente, a Avenida El Cid. Porquê justificadamente? El Cid é um dos grandes heróis míticos de Espanha, um dos guerreiros lendários dos tempos da Reconquista que, como se sabe, tomou mais tempo aos espanhóis do que aos portugueses, sobretudo aqui na Andaluzia, palavra ainda muito árabe que se refere a Al Andaluz, a Ibéria muçulmana.
Quando eu era pequena dava na televisão uma série infanto-juvenil chamada "Rui, o Pequeno Cid", ainda me lembro da canção do genérico. Era sobre a vida do Cid enquanto criança e de como, nesses infantes tempos, já era um herói pelejador contra mouros e quaisquer inimigos do Bem. Na verdade, o Cid real chamava, não Rui, mas Rodrigo Díaz de Vivar. Terá nascido em Burgos em 1043 e morrido ao Sul, nos territórios da então fronteira moura, em Valência em 1099. Cid, vem da palavra árabe "sidi" que significa "senhor". Curioso como os inimigos o apelidaram em reconhecimento da valentia. Lendas àparte, e não obstante a sua vida ter episódios dignos e outros tenebrosos, o certo é que deparar-me aqui com a Avenida El Cid me acorda todo um imaginário. Liga-me à infância, ao meu gosto por História Medieval, aos primórdios da criação destes dois países ibéricos e lembra-me, também, que estou numa cidade monumental que venho revisitar com olhos de primeira vez.

1 comentário:

Dalma disse...

No tempo em que eu brincava ainda com bonecas o que aconteceu até lá para os 13 anos(!) li um livro que penso intitular-se qq coisa como El Cid, o Campeador... a mulher chamava-se Jimenes e eu decidi mudar o nome da minha preferida para Ximene, exatamente com um X e que eu achava o máximo! A boneca ainda existe, a minha filha brincou com ela, as minhas netas não lhe deram importância, as barbies é que eram bonitas...