2 de março de 2017

Dia 13: Grand Canyon, Skywalk

O Skywalk é uma atracção turística pensada, executada e gerida pelos Hualapai. É uma tentativa de encapsular a grandiosidade do Grand Canyon numa experiência de aço e vidro que convoca a adrenalina e a vertigem no turista como se o Canyon precisasse de algo que o tornasse ainda mais excitante. Sucumbo ao apelo e lá vou sabendo do meu pânico de alturas que, por mais do que uma vez, já me ia levando desta para melhor. Pago o balúrdio de vergonha pelo bilhete (engraçado pagar bilhete para ver a Natureza em majestade), calço as pantufas protectoras, desfaço-me de carteira, máquina fotográfica, telemóvel e tudo o que levo comigo, incluindo a garrafa de água e abeiro-me do precipício vidrado.
Por baixo dos meus pés, a altura em queda livre é maior do que qualquer edifício construído pelo Homem. O Empire State, no topo do qual já senti as ditas vertigens que me assolam, é um anão insignificante face ao abismo sobre o qual caminho. Quero desistir desta ideia maluca mas há um fotógrafo que me agarra a meio da fuga. Olho para o céu enquanto ele me tira as únicas fotos permitidas neste local. Olho para o céu, sempre para o céu, enquanto os meus pés dão a volta a este miradouro suspenso. Se olhar para baixo caio de tontura. Verei sobre o que caminhei quando, vinte minutos depois, vou ver as fotos que me tiraram enquanto eu caminhava a olhar para o céu. As minhas pernas ainda tremem. Não desejo repetir a experiência do Skywalk mas o Grand Canyon é e será sempre um bom destino de repetição. Dêem-me a Natureza pura e crua. Não é preciso estes artifícios vertiginosos para que a apreciemos em total esplendor.

1 comentário:

Dalma disse...

Quando decidimos visitar o Grand Canyon tivemos que nos decidir pelo Rim que iríamos escolher. Estávamos em LV e como seria stressante ir pelos nossos meios já que eram mts quilómetros, uns 500 ir e vir, decidimo-nos por integrarmos um tour. Feita a pesquisa e consultadas as opiniões de quem já tinha visitado os dois spots, eliminamos logo o Skywallk. Porquê? Precisamente porque a grande maioria dos que o avaliaram, frisavam todos que os ditos índios eram uns exploradores inconvenientes tal era o assédio para, ver, comprar, etc, etc, já que o faziam de uma forma rude. Optamos pelo North Rim!