11 de junho de 2010

A minha Dona e a tapioca

A minha Dona é um fenómeno! E depois eu é que as pago todas! Não é justo!
Apeteceu-lhe tapioca, vejam só! Só que ela não sabe fazer tapioca. Googlou, como é hábito em casos de ignorância, umas quantas receitas dessa coisa da tapioca e lá houve uma que lhe deve ter parecido fácil. Pegou nas chaves (as da casa, as do alarme e as do carro, que a mulher é um chaveiro ambulante) e foi ao supermercado muito lesta comprar o que lhe faltava: a tal da tapioca e pó de baunilha.
Depois, já de regresso, deitou mãos à obra e, na parte da receita que diz: juntar uma pitada do pó de baunilha, a minha Dona inteligente lá deitou um bocado. Mexeu. E, por via das curvas deitou mais um bocadinho para apaladar a coisa com sabor a baunilha. Tralala, tralali e a tapioca ficou pronta. Cheirava super bem, é uma verdade. Mas... não se podia tragar de tão amargosa.
A minha Dona, que não é de se ficar. Pegou na tapioca, levou-a ao lume e toca de acrescentar açúcar. Ele foi açúcar branco, ele foi açúcar amarelo e até canela juntou aquela coisa branca viscosa.
Deus dos cães! Aquilo não se podia comer de tão amargo! Sabem o que ela fez a seguir? Virou-se para mim e deu-me uma colher daquilo a provar!!! Estava-se mesmo a ver! Julgava ela que eu ia na cantiga. Era o ias! Fugi com as quatro patas que Deus me deu para alguma coisa e ala que desapareci dali para fora!

Agora querem saber a melhor? A minha Dona, que é esperta como um raio e acha sempre que ler instruções é uma coisa menor para a sua grande inteligência, não leu o que dizia o frasquinho com o pó de baunilha:
Atenção! Produto muito concentrado. Utilizar 0,5g para 1kg de alimento.

A boa da Dona, só usou metade de um frasco de 15grs para 200grs de tapioca! Deuses caninos, para o que eu havia de estar guardado!!

Publicado por (yes, it's me): Spotty

4 comentários:

Joaninha disse...

Loira minha linda,

A maneira mais facil de fazer mandioca (tapioca é a mesma coisa) é frita.

Fica muito muito bom...É só descascar cortar como quizeres, cubos, rodelas palitos, e fritar em oleo de amendoim (se quizeres ser muito brasileira) ou em azeite (que é como eu faço) um pouqinho de sal e charam! maravilha ;)

beijos

Joaninha disse...

Esqueci-me...mais dificil no entanto é escolher uma boa mandioca...Isso eu tenho uma amiga que viveu muuuitos anos na venezuela que faz por mim...Mas segundo me lembro...Não compres as maiores normalmente são velhas e como tal muito fibrosas, devem ser duras mas não rijas...não devem ter muitos veios por fora, casca uniforme é melhor.

Anónimo disse...

Essa até eu sabia, bolas!

Goldfish disse...

Açúcar baunilhado, Spotty, é o que tens de lhe recomendar. Tem um ligeiro sabor a baunilha mas nada que amargue!