15 de dezembro de 2015

A long, long time ago...

Not in a galaxy far away:
Encontrei um anúncio para uma sessão de cinema a ocorrer no dia 11 de Agosto do ano da glória de 1957, um Domingo por sinal. Tenho andado a trabalhar num projecto da Blonde por detrás da Blondewithaphd mas nem foi por isso que isto foi encontrado. Foi apenas a coincidência de o projecto ter a ver com Alenquer e eu morar numa Casa com muitas vidas passadas, muitas histórias e uma ex-biblioteca do Pai, agora meu escritório-biblioteca, recheada de Passado.
Achei delicioso o cartaz e mandei emoldurar. Está, agora, pendurado num mural de coisas anciãs que tenho cá em Casa. E achei maravilhoso que tenha sobrevivido às décadas. A linguagem, porém, tão nitidamente de um passado perdido quando o Português não tinha as adulterações deste presente, foi o que mais me impressionou, é o que mais me impressiona. Não é divino este "Abrem os espectáculo: Excelentes complementos"?...

2 comentários:

ME disse...

Priceless! Agora só falta veres os filme!

João Afonso Machado disse...

Na minha meninice, o Natal era a altura das grandes estreias. Os jornais tinham um formato enorme e os anúncios dos filmes, com o elenco todo e imagens enchiam várias delas. Meses depois ainda anunciavam triunfalmente: «Quo Vadis - 11ª semana» (v.g.)...

Feliz Natal!