15 de maio de 2017

Segóvia

Segóvia é o Aqueduto. E o Aqueduto é que faz de Segóvia património mundial UNESCO. está absurdamente bem preservado. Domina a cidade que cresceu à sua sombra e que tem vivido por e por causa dele.
Contudo, Segóvia é muito mais. É uma jóia de cidade. Não tem a monumentalidade estonteante de Salamanca onde nos perdemos no excesso dessa monumentalidade que nos diminui à escala ínfima boqueaberta e, às tantas, nos deixa saturados pelo contínuo gigantismo monumental que perpetuamente, a cada, passo, se abre e desenrola a nossos olhos. Segóvia tem uma escala mais humana. é mais leve, quiçá se por contágio com este aqueduto que parece pairar contra o céu. E Segóvia tem a paisagem envolvente e as neves das Montanhas de Guadarrama que tanto alimentaram o Aqueduto.
E tem uma catedral sem pretensões megalómanas, leve também como a cidade, como o aqueduto e como as montanhas vestidas de neve.
Um jóia bem no coração desta Península a que chamamos casa ibérica.

1 comentário:

Dalma disse...

A primeira vez que estive em Segóvia tinha eu uns 14 anos e claro, foi o Aqueduto que fez com que ainda hoje, décadas passadas, ainda me lembre dessa visita de estudo!