17 de fevereiro de 2018

Bremen: o "meu" mercadinho

Esta é uma imagem muito presente na minha infância aqui em Bremen. Os Heils, outras vezes a minha mãe, traziam-me frequentemente ao mercado, a este ou outros, porque os mercados ao ar livre com hortícolas e frutos e outros produtos caseiros das quintas das redondezas são muito populares por estas paragens. Muitas vezes, por ser tradição e por graça, vestiam-me em trajes típicos (coisas muito desprezadas aqui em Portugal e meramente associadas a ranchos folclóricos. Na Alemanha há um garbo e um orgulho pelo envergar trajes típicos) e vinham comigo ao mercado. Lembro-me de muitas vendedoras também estarem vestidas com trajes típicos que, aqui em Bremen, incluem rendas muito finas e uns toucados também em tecido fino e rendado. Lembro-me de em muitas banquinhas me darem fatias de diversas espécies de Schinken (carnes frias) a provar como se eu fosse gente grande e depois, como se eu também fosse gente grande, os Heils perguntavam-me se eu gostava. Se eu gostasse, que era sempre, pediam uns quantos gramas ou fatias da dita Schinken, que era embrulhada em papel vegetal, e chegávamos a casa e fazíamos sanduíches com cremes de maionese e ervas (imaginam o que é chegar a Portugal e as sandes na escola serem só fiambre ou queijo em paposseco, grande choque cultural, isso e a televisão a preto e branco que só abria às seis da tarde).
Ainda hoje me perco por mercados...

4 comentários:

Alexandra Nobre disse...

pediam uns quantos gramas... (O grama)

Dalma disse...

Pois, nas unidades de medida não há a “igualdade de género” que tanto na moda está, pois são sempre do género masculino!!!
Descobri agora que a Blondewithphd, é da área das Letras... estarei enganada? Não sendo despiciente a maioria desconhece essa regra...

Blondewithaphd disse...

Alexandra Nobre,
Dalma,

E claro que grama é masculino! Caso para dizer "mega" erro. Não é que me desculpe, Dalma, mas as minhas Letras não são portuguesas... "Gramm" em alemão é neutro e em inglês nem faço ideia porque não há declinações.
Obrigada a ambas!

Dalma disse...

Desde que a “conheço” que ando a tentar descobrir a sua área de conhecimento mas pelos vistos, ainda não consegui!!
Continuarei a tentar o que é um bom exercício de dedução...