17 de março de 2018

Bremen dos mercadores e dos bancos

Há qualquer coisa de nortemente florentino ou veneziano em Bremen. Muitos dos ricos edifícios da cidade eram sedes de guildas e de bancos, entrepostos comerciais de importações e percebe-se que o dinheiro corria a rodos numa determinada fase da história da cidade.
O esplendor da Bremen renascentista é assente na riqueza comercial e, por isso, eu me lembre de outras cidades erigidas sob os mesmos auspícios. Canso o meu marido a mostrar-lhe todas estas coisas e, perceberei mais tarde, que não o cansei, que ele queria saber tudo e mais desta cidade que me é um pouco pátria distante mas profunda em  mim.
Ele não imaginava nada sobre esta cidade e, não gostando de futebol, nem sabia que é daqui essa outra potência do futebol alemão, o Werder Bremen, quiçá, em Portugal, o clube mais conhecido a seguir ao Bayern München. Enfim, empacoto-lhe a cidade nos breves dias que aqui passamos antes de continuarmos rumo a sul e a locais ainda mais passado em mim.

Sem comentários: