26 de setembro de 2018

Acordar em Nova Iorque

Ah, que saudades eu tinha de acordar em Nova Iorque! Até da humidade quente e densa eu tinha saudades. Tenho sempre a sensação de que aqui se aloja o coração do mundo e de que todos os clichés da cidade que nunca dorme, da cidade onde tudo é possível se aplicam.
O taxista que nos traz do aeroporto ao hotel é latino-americano. Vive cá há décadas e ama a América, ama Nova Iorque, dá-nos conta do regime de impostos, das oportunidades que tem, das que têm os filhos já criados. Talvez regresse à sua Colômbia-natal e o Trump só vai estar no poder uns tempos, depois há-de sair. Continua tudo igual menos o trânsito que está cada vez pior. Não se queixa da vida. E é isto o espírito americano, o não se queixar da vida.
O hotel fica colado a Times Square e, da janela, do quarto vêem-se os néons, os LEDs que iluminam aquela praça mítica de todos os sonhos e potencialidades. Penso que também hei-de vencer aqui quando se materializarem projectos que tenho e trago. Que cidade rude e avassaladora e, ao mesmo tempo, que cidade positiva. Deixo as malas no quarto às três pancadas e saio para ver se inspiro a cidade. Anything is possible in New York... 

1 comentário:

Dalma disse...

A primeira vez que fui a NY foi há 24 anos, lembro-me que foi avassalador! Subimos às Torres Gémeas... todas as imagens da cidade estavam ali, depois foram nove dias de total emersão! Fomos mais vezes e uma dessas vezes foi no Natal de 2010 com uma enorme tempestade de neve...
A cidade toda branca, com a neve acabada de cair tinha o aspeto daqueles cartões de Natal de antigamente... por um dia foi lindo! Porém eu devia saber pela experiência que tinha do Canadá que logo a seguir as cidades ficam não só intransitáveis mas sobre tudo sujas, pois o branco imaculado torna-se numa papa escurecida!

Essa não foi então uma viagem especial do ponto de vista do visitante, mas foi sem dúvida onde eu senti/vivi o verdadeiro Espírito de Natal como nunca antes na minha vida!

https://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/tag/natal+em+ny


A sua fotografia parece ter sido tirada do barco de ou para Staten Island, um dos skylines mais bonitos de NY e onde agora já não se faz sentir o vazio das TG.
Dalma