1 de dezembro de 2018

Chicago

Não sei porquê mas, para mim, Chicago é azul. Os Invernos aqui não têm luz, o clima é continental extremo com calor espesso e humidade no Verão. Porém, vejo a cidade em azul. Deve ser o reflexo do enorme Lago Michigan, o azul-esverdeado do Rio Chicago que divide a cidade e o céu que dão a esta urbe este tom. Gosto de Chicago tanto como Nova Iorque. Ambas cosmopolitas, ambas projectadas na verticalidade, ambas rodeadas de água e ambas impossíveis em termos de obras, trânsito, vida agitada e Verões de roupa colada à pele pela humidade quente e pastosa e aguaceiros que se tornam água suja nas ruas.
Dir-se-á que Chicago e Nova Iorque são diferentes na sua atitude. Nova Iorque é a cidade que nunca dorme, onde é cada um por si no esforço de alcançar o sonho americano com pouco tempo a perder. Nova Iorque é a multiplicidade étnica e o local onde tudo e todos são possíveis. Chicago é o mid-West em versão excepcional, certo, mas, apesar de tudo, o mid-West. Aqui reina o gosto pelo Weather Channel e os Chicagoans parecem-me mais relaxados e menos incomodados pelo mundo do que os nova-iorquinos. Se Nova Iorque fosse uma cidade do interior, seria Chicago.

1 comentário:

Dalma disse...

Em 2013 a nossa viagem de três semanas aos US foi diferente das anteriores, normalmente voamos para uma cidade, alugamos um carro lá vamos estrada fora, como nós tanto gostamos!
Nesse ano foi diferente, resolvemos comprar um daqueles bilhetes que permitem voar para cinco quaisquer cidades, estejam elas à distância estiverem. O nosso périplo foi este: NY-Chicago, Chicago- Portland, Portland-SF (que à última hora decidimos fazer-de carro estendendo-a até LA), LA- Washington, Washington- NY.

Chegámos a Chicago já passava das 11 da noite e aconteceu algo com que não estávamos a contar, já que preparamos tudo com cuidado, especialmente a chegada se ela já se faz “fora de horas”...

https://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/88183.html

https://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/88457.html

A aventura faz parte, mas às vezes não é agradável!