Pensava eu, erroneamente, que era na Pensilvânia onde existiam as maiores comunidades Amish. Afinal, é aqui em Nappanee no estado do Indiana onde vive a maioria da população desta comunidade religiosa. Os Amish da Pensilvânia são conhecidos por filmes como "A Testemunha" com o Harrison Ford, são, digamos mais turísticos e estão menos isolados do que estes aqui em Nappanee. Aliás, chegar aqui a esta interioridade leva horas e horas de "country roads" por entre milheirais e as vastas planícies do mid-West.
Viemos aqui sem intenção de vir. Calhou. Temos todo o tempo do mundo e viajamos sem destino fixo. Temos o luxo da viagem por nossa conta e essa é a melhor forma de viajar. Quando deixamos a estrada ser destino, o que ela nos mostra nunca é menos do que fabuloso.
Instalamo-nos numa estalagem Amish, que de Amish tem apenas a decoração e está perfeitamente adaptada ao nosso modo de vida século XXI. Percorremos as estradas e vamos vendo como vivem os Amish reais. Cumprimentam-nos afavelmente quando nos vêem passar. Eu a pensar que eles eram metidos consigo e, afinal, estão sempre prontos a levantar o braço e acenar a forasteiros. Vejo-lhes as casas, os buggies puxados a cavalo, as bicicletas. Vejo-os com as suas barbas de outros séculos, como nos tempos dos pioneiros e elas vestem-se de saias compridas, aventais e toucas no cabelo. Não usam botões porque são adornos. Vejo que a realidade é como aquela que tantas vezes me confronta nos documentários da televisão e penso como é que ainda se vive assim, perguntando-me se talvez não seja uma maneira sã de se fugir a um mundo hiper-tecnológico, hiper-rápido, hiper-consumista. Mas depois vejo-as a lavar roupa à mão em manhãs frias e deixo-me de cogitações.
Vamos a uma quinta Amish, para turista ver. Compro artesanato e sabão tira-nódoas feito de plantas. Falo um pouco de Alemão porque aqui se fala uma variante de Alemão antigo trazida para o Novo Mundo. A paragem na viagem é uma paragem no tempo. em breve regressamos à nossa era e ao caminho de asfalto.
1 comentário:
Nunca passei pelo estado de Indiana, dos Amish só sei o que vou lendo... é a “pequena” América da imensa América!
Enviar um comentário