23 de fevereiro de 2019

Aviso de Tubarões: Jaws

Jaws, o primeiro, continua a ser um dos meus filmes de culto. O suspense, o medo primordial, a banda sonora que arrepia a espinha. Porém, não sei porquê, associo tubarões a mares quentes e latitudes tropicais. Só que Jaws, o tubarão, o Grande Tubarão Branco vive aqui nestas águas frias da Nova Inglaterra e a trama do filme passa-se, precisamente aqui onde vejo estes sinais de aviso aos veraneantes: cuidado, aqui há "great white sharks".
É uma terra de perigos, estes vastos Estados Unidos. Aqui na Europa não estamos habituados à perigosidade da Natureza que nos é pacífica e está domesticada há milénios. Em tantas e tantas milhas de Estados Unidos, colecciono sinais de aviso. Na Flórida, os jacarés. No Texas, as cascavéis. Aqui, os tubarões. Só estes últimos ainda não vi ao vivo, embora já tenha estado no simulador de Jaws no parque temático dos Universal Studios em Orlando e apanhado o susto da praxe porque, mesmo sabendo que tudo é a fingir, o medo primevo é-nos inescapável. Em suma, já tenho mais outro sinal de perigo animal para juntar à colecção.

1 comentário:

Dalma disse...

A última vez que fomos a New England foi em Set/Out de 2016, subindo a Costa do Main pelo litoral. Não me lembro de avisarem sobre o perigo dos tubarões, mas lembro-me de ver um aviso sobre os eventuais ventos fortes, quando subimos até ao Monte Washington!!
Os americanos são assim, avisam todas as possíveis eventualidades, não vá alguém processá-los por falta de um Aviso!
Basta ver os anúncios “outdoors” a publicitarem “lawyers for difficult cases”!!