20 de abril de 2019

Da série "Coisas Estúpidas": em primeiro lugar o Eu

Acho muito bem que estejamos em primeiro lugar nas nossas vidas. Até concordo com a máxima do reclame que "se eu não gostar de mim, quem gostará?" Creio é que é uma coisa muito estúpida andarmos todos direccionados para o mantra do Eu acima de tudo. Vamos ao psicólogo e dizem-nos que nós somos o centro de nós. Na escola dizem aos meninos e meninas que são o centro de si. Por todo o lado nos bombardeia, com a necessidade dizer "não" a tudo o que não gostemos ou nos aborreça. Não a solicitações no trabalho, não aos amigos que nos convidam para coisas que não queremos, não às imposições familiares. Viva o não, que é muito mais importante do que o sim.
Não sei se quero ver os resultados deste centralismo do Eu e desta supremacia do não. Vamos ficar mais egoístas e egocêntricos do que estamos e criar gerações sem compaixão para nos ajudarem na nossa velhice. Algo muito errado e perigoso andamos a fazer...

2 comentários:

Dalma disse...

Tem toda a razão no que escreve! Como mãe e professora andei toda a vida a combater o egoísmo e agora a educação está a virar-se para o que tão bem relata...
D.

Goldfish disse...

É tão verdade a parte das escolas... As crianças, minúsculas, têm escolhas no que querem fazer, como e quando, até liberdade de fazer o seu próprio currículo! É de um umbiguismo sem precedentes e se a alguns alunos não molesta por aí além, no caso dos que já têm tendência a achar-se a última coca-cola do deserto tem resultados assustadores.