8 de maio de 2019

São os portugueses que me fazem estrangeira

Estou lívida! Acabo de ser excluída de um concurso para cidadãos portugueses porque, por acaso, nasci fora de Portugal. Tendo, unica e exclusivamente, cidadania e nacionalidade portuguesas, mas, como não nasci cá, consideram-me estrangeira. Estou como se imagina que estou. Porque é que neste país, tudo o que faço ou sou tem de se submeter à circunstância do meu nascimento? Caramba!

7 comentários:

Dalma disse...

Não sei a que a Blonde concorria, a não ser que se quisesse candidatar a substituir o Presidente Marcelo , já que tanto quanto me lembro, ser português/portuguesa é condição “sine qua non” para se candidatar ao mais alto cargo da nação!!
Espero que recorra, no caso de ter condições para entrar no concurso, já que é horrível, como diz o povo, “ir à lã e sair tosquiado”!

Cristina Torrão disse...

Mesmo que fosse para substituir o Presidente Marcelo, devia ser aceite! A Blonde é portuguesa, tem nacionalidade portuguesa e cartão de cidadão. O local de nascimento é (ou devia ser), neste caso, indiferente.

Dalma disse...

Cristina Torrão, é a Constituição da República Portuguesa que assim o exige, como muitas outras pelo Mundo. Não se lembra da polémica relativamente ao Presidente Obama? Isto apenas como exemplo...

Dalma disse...

Realmente no meu 1º comentário, por lapso, disse “nacionalidade portuguesa” quando devia ter dito “nascida em Portugal”. Peço desculpa à Blonde!
D.

Cristina Torrão disse...

Pensei que bastava a nacionalidade.

Mas o Obama não nasceu nos EUA?

Dalma disse...

Cristina, sim, nasceu, mas a oposição fez tudo para passar a ideia de que teria nascido no Quénia, de onde era oriundo o pai!

Blonde, peço desculpa por andar a fazer do seu blog correio para a Cristina Torrão, que só há dois ou três dias conheci aqui!

Blondewithaphd disse...

Queridas Dalma e Cristina,

A Constituição da República Portuguesa tem nada mais nada menos do que TRÊS artigos que impedem a discriminação de cidadãos portugueses independentemente do território onde tenham nascido. Tudo o que não respeite esses artigos é inconstitucional.
Nos EUA, só se pode candidatar a Presidente (e só nesse caso) quem tenha efectivamente nascido em solo dos EUA. O Obama nasceu no Hawai e é, portanto, americano, apesar de o pai ser queniano. O Schwarzenegger nasceu na Áustria mas pediu nacionalidade americana, por isso, pôde ser eleito governador da Califórnia mas nunca se poderá candidatar a presidente.
O que se passa comigo é uma espécie de "regabofe" inconstitucional e ilegal que, apesar de tudo, é praticado tanto por entidades públicas como privadas...

Ó sim, estejam à vontade para aqui trocarem ideias, estão em casa!
Beijinho