28 de agosto de 2019

Sardenha: Cappo Caccia

Há qualquer coisa de A Guerra dos Tronos neste penhasco vertical e sua escadaria de medo até às grutas À borda de água. Estou em Cappo Caccia. Venho aqui em aventura. Disseram-me que podia vir por mar ou, se fosse aventureira, por terra. Escolho a aventura e a vertigem,  eu que sou vítima com provas dadas de intolerância às alturas. Ai, o medo, esse sedutor.
São seiscentos e muitos degraus a pique esculpidos na verticalidade do penedo. O mar é fundo no fundo mas tão incomensuravelmente azul. Poucos se aventuram. Um ou outro casal que desce, aventuroso como eu na minha solidão. Depois há uma ou outra alma que passa por mim subindo, os bofes de fora, a pele ruborizada pelo chicote do sol. Ainda bem que trago t-shirt e calções e chapéu e água A descida é penosa, a subida será um calvário mas vale a pena. Testo limites. Confronto o sol inclemente e olho para a extensão líquida onde vive Poseidon a quem aqui chamam Neptuno e que dá nome às grutas que chamam chusmas de turistas lá onde o penedo toca na água.
Ao cabo da descida, heróica para mim que sobrevivi às vertigens estando só, a entrada da gruta. Há um ancoradouro para os turistas que preferem vir no conforto dos barcos turísticos que os vomitam à entrada das cavernas. Olho para a fila de centenas de gente de mochila às costas e penso que não estou para aturar isto. Estou de férias e não me considero uma turista apenas. Desisto de ver as grutas dessecradas e devassadas por tanta e tanta gente. Faço-me à escadaria do precipício. Absorvo as vistas, sinto os pulmões e chego a fim, bem no cimo da montanha de pedra a desejar sentar-me nem que seja no chão. Recomponho a respiração. Estou feliz com o meu feito e aqui de cima a vista deste mar é sublime. Sublime. Estou só e a paisagem é tão tudo.
Gratidão...

5 comentários:

Dalma disse...

É por não gostarmos dessas multidões, que eu e o meu marido, só uma única vez, em décadas, fomos numa viagem organizada (Turquia) por acharmos que não seria seguro ir em auto-gestão! Não gostámos embora saibamos que isso nos veda certos lugares...
Um resto de boas férias.
D.

Mariana disse...

Caríssima Blonde
Como tem o Mediterrâneo por amigo e consolo , impreterivelmente tem de passar uns dias nas Isole Eolie Reino de Clipsoe. As minhas preferidas desse mar!Aconselho ficar no Capofaro Locanda e Malvasia resort em Salina, rodeado de vinhedos e vista deslumbrante para Stromboli e Panarea ou no Therasia Resort Sea and Spa em Vulcano.Neste foram utilizados na sua decoração materiais locais , terracota da Sícilia, rocha fundida, madeira de oliveira , enfim, um enorme requinte e bom gosto. Quando passo por estas bandas perco-me por lá uns bons dias. Um bálsamo para a mente e corpo! Com o seu bom gosto vai adorar!

Mariana disse...

Sorry, mas por qualquer causa que desconheço não aparece o Mariana nos comentários. Raio do novo Apple!

Mariana disse...

Sorry, mas por qualquer causa que desconheço não aparece o Mariana nos comentários. Raio do novo Apple

Blondewithaphd disse...

Mariana, nota-se que adoro o Mediterrâneo, não é? Tenho de experimentar essa sugestão. A ver se as fronteiras reabrem à nossa vida de sempre :)