31 de agosto de 2019

Sardenha: De autocarro

Peço um chauffeur privado no hotel que me leve a passear e a ver vistas. Enfim, quero um guia privado porque venho  sem paciência par alugar um carro e não participo em excursões e empacotamentos para turistas.
Signora  - diz-me a recepcionista do hotel -,  por que quer um motorista se temos um serviço de autocarros que vai de Alghero a Cappo Caccia e passa por todas as praias e sítios bonitos?
Insisto que, então me chamem um táxi.
- Ma, Signora - oiço insistência de volta -, tem aqui o horário e o bilhete diário custa só seis euros.
Decido contra a  minha intenção e sigo o conselho, apesar de desconfiada. Afinal, não ando de transportes públicos desde nem sei quando e, sabendo do gosto italiano para a confusão e não cumprimento de horários, palpita-me que posso arrepender-me de ir ao arrepio do meu pseudo-bom-senso.
O meu hotel está no meio de uma floresta de pinho manso à borda de água mas nas traseiras da propriedade passa a estrada que vai até Alghero, a vinte e tal quilómetros, e que, no lado oposto, vai por todas as praias, baías e enseadas até à monumentalidade natural de Cappo Caccia. Ponho-me na estrada à espera do autocarro. Os italianos são loucos ao volante e, apesar do traço contínuo, vejo ultrapassagens triplas numa estrada onde mesmo dois veículos em contra-mão se têm de encolher. Vendo a estrangeira loura, os carros e motas apitam-me e oiço chamaram-me bella ragazza italiana! Farto-me de rir de mim para mim e escangalho-me algumas vezes.  Aprecio a experiência e só regressarei ao hotel ao fim do dia. Nunca seis euros me levaram tão longe, me renderam tanto ou me fizeram admirar vistas tão deslumbrantes.
A felicidade, de facto,precisa de muito pouco. Gratidão...

1 comentário:

Dalma disse...

Persuponho que a Blonde terá muitos/as leitoras mas que nunca se manifestam à cerca dos seus interessantes posts, como é o caso deste e doutros que relatam “faits divers” das suas viagens, e que a mim mt me agradam!
Sabe, viajar em certos lugares em autocarros onde o comum dos mortais o faz ás vezes é mt interessante!
Há uns anos fomos a Malta uns 5 dias e como no acanhado da ilha andar de automóvel seria um stress permanente e porque alguém também nos falou nas vantagens de lá viajar de autocarro, assim o fizemos.
Lá são todos autocarros urbanos e novos (os míticos, tipo Cuba já tinham sido substituídos) e vão para toda a parte.
Na altura o bilhete diário custava 2.50 € e com ele se viajava para Norte, Sul, Este e Oeste cortando o pequeno interior mas sempre acabando nas suas não-praias, isto se tivermos em mente que praia é sinónimo de areia... coisa que a Ilha não tem!
Provavelmente já lá esteve e sabe disto mas se por mero acaso não, acrescente-a à sua “bucket list” pois não se arrependerá!